19.4 C
Três Lagoas
domingo, 18 de maio, 2025

Autoridades elevam para 714 os mortos pelo tufão Bopha

Internacional – 11/12/2012 – 09:12

As autoridades das Filipinas elevaram nesta terça-feira a 714 o número de mortos devido ao tufão Bopha, que assolou o centro e o sul do arquipélago na semana passada.

Pelo menos 890 pessoas estão desaparecidas e o balanço de feridos já chega a 1.906 por causa dos deslizamentos de terra e as inundações que atingiram centenas de aldeias, segundo o Conselho Nacional de Prevenção e Resposta aos Desastres.

Com milhares de pessoas vivendo à intempérie depois que suas casas foram varridas pelo tufão, o governo, a Cruz Vermelha e a ONU se esforçam para fornecer abrigo, alimentos e cobertores aos desabrigados.

As províncias de Davao Oriental e Compostela Valley, na ilha de Mindanao, foram as mais afetadas pelas enchentes e os deslizamentos de terra, que deixaram sem lar, eletricidade e recursos mais de 400 mil pessoas.

Segundo dados do organismo de desastre, há 5,4 milhões de afetados em 30 províncias por causa de Bopha, que entre terça e quinta-feira da semana passada destruiu mais de 43 mil casas e atingiu outras 70 mil.

No sábado, o presidente das Filipinas, Benigno Aquino, declarou estado de calamidade nacional para agilizar a utilização dos fundos oficiais, a concessão de empréstimos a juros preferenciais e o controle dos preços dos alimentos nas zonas prejudicadas, entre outras coisas.

Fonte:

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Condenado por oferecer drogas e álcool a adolescentes é preso em Três Lagoas

Homem de 29 anos foi localizado pela Polícia Civil após sentença definitiva por crime ocorrido em 2022.

Caminhão tomba e atinge guard-rail na BR 262 em Três Lagoas

Veículo transportava máquinas quando saiu da pista e colidiu com a proteção lateral, onde trecho é alvo de recorrentes acidentes.

Foragido por tentativa de abuso sexual é preso escondido em clínica de recuperação

Ação conjunta entre as polícias de Três Lagoas e Paranaíba localizou o suspeito, de 42 anos, que tentava fugir da Justiça nesta sexta-feira, 16.