13.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 24 de junho, 2026

Aulas da Rede Estadual de MS seguem suspensas até 3 de maio

Decisão foi tomada diante das necessidades de prevenção contra a Covid-19

01/04/2020 11h33
Por: Mirela Coelho com informações do Correio do Estado

MATO GROSSO DO SUL – As aulas presenciais na Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul (REE/MS) seguirão suspensas neste mês de abril, até o dia 03 de maio. A medida foi anunciada pelo governador Reinaldo Azambuja, nesta quarta-feira (01.04), e vale para todas as 352 unidades escolares da REE espalhadas pelos 79 municípios de MS. A decisão foi adotada com o objetivo de reduzir a aglomeração nas escolas a fim de controlar o avanço da Covid-19, doença causada pelo novo Coronavírus, no Estado.

Durante as duas primeiras semanas de suspensão das atividades presenciais, iniciada no último dia 23 de março, as escolas da Rede passaram a adotar as Aulas Remotas Vinculantes, alternativa essa que não paralisa o Calendário Escolar e mantém os estudantes com aulas virtuais. Essa prática seguirá em toda a REE com orientações para gestores e demais profissionais responsáveis pelo envio dos conteúdos para os 210 mil alunos matriculados na Rede Estadual.

A principal ferramenta utilizada pelas escolas neste período é a Plataforma Protagonismo Digital, lançada pela SED em 2017, e que se tornou o principal instrumento para os professores e estudantes na criação das atividades virtuais. Com ela, a REE pode criar ambientes que simulam uma sala de aula on-line, receber feedback dos estudantes e monitorar as ações, mesmo à distância.

Outra alternativa adotada neste período foi a criação de sites e até mesmo portais para a distribuição de conteúdo para os estudantes. Para a manutenção do contato entre professores e alunos, as escolas também fizeram uso de grupos em aplicativos de mensagens, com a participação dos pais e da comunidade escolar em geral.

Orientação prévia

Para auxiliar os gestores, que seguem com as escolas em funcionamento durante o período de suspensão das aulas presenciais, a SED publicou resoluções e manteve contato – por telefone, e-mail e aplicativo – com o objetivo de sanar possíveis dúvidas e esclarecer os procedimentos que foram adotados em todo o Estado.

Em outras oportunidades, a titular da pasta, secretária Cecilia Motta, enviou comunicados aos diretores e diretores adjuntos da Rede por vídeo, com o detalhamento das escalas de trabalho para os servidores que permanecem nas escolas.

Salas vazias: aulas continuam suspensas em todo o Estado - Álvaro Rezende / arquivo Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

VÍDEO: Quina de São João sorteia R$ 260 milhões neste domingo; saiba como participar

A expectativa é grande para o sorteio da Quina de São João, que acontece neste domingo (28), com prêmio estimado em R$ 260 milhões....

Bailarinas de Três Lagoas conquistam títulos e se destacam em festival de dança em Andradina

O talento e a dedicação das bailarinas de Três Lagoas brilharam durante uma competição realizada em Andradina (SP). Representando o município, alunas da Secretaria...

Lula confirma visita à Três Lagoas na quinta para acompanhar retomada da UFN3

Presidente desembarca para vistoriar avanço das obras da fábrica de fertilizantes da Petrobras e reforçar investimentos estratégicos no setor industrial e no agronegócio brasileiro