25.7 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de agosto, 2025

Audiência sobre autismo promove conscientização de profissionais e estudantes

O objetivo principal da audiência pública foi destacar informações relevantes sobre a temática, para que haja uma conscientização sobre a TEA (Transtornos do Espectro Autista).

03/04/2019 10h20
Por: André Rodrigues

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02 de abril, a Câmara Municipal de Três Lagoas promoveu uma audiência pública com tema: Falando de autismo. A reunião pública ocorreu no período noturno, foi proposta pelo vereador professor Flodoaldo e aprovada em Plenário, pelos demais vereadores.

Na oportunidade, profissionais da área da saúde, educação, acadêmicos, representantes da Secretaria Municipal de Educação, a secretária municipal de saúde, Angelina Zuque e as vereadoras Sirlene dos Santos Pereira e Isabel Cristina Ferreira da Silveira prestigiaram a audiência.

Integrantes da Afada (Associação Fazendo a Diferença no Autismo) também participaram, inclusive, foram responsáveis pela organização do evento, juntamente com assessores parlamentares do vereador Flodoaldo.

Palestras

Especialistas no assunto foram convidadas a palestrar sobre o assunto, fazendo diferentes abordagens.

A mestranda Liana Nunes falou sobre: Autismo Diagnóstico e Atualidade, a Dra. Zizi Trevizan, sobre a Sensibilização da família, escola e sociedade, para a inclusão de autistas e a especialista em Psicomotricidade, Celemar Lopes de Barros, sobre as intervenções psicomotoras com crianças autistas.

O objetivo principal da audiência pública foi destacar informações relevantes sobre a temática, para que haja uma conscientização sobre a TEA (Transtornos do Espectro Autista).

Na abertura do evento, o vereador Flodoaldo fez questão de destacar que solicitou as secretarias, escolas, dados oficiais sobre os números de autistas, na cidade, porém foram enviadas informações numéricas, mas é necessário que sejam discriminadas. Por conta disso, o vereador, que também é professor de matemática, vai tabular os dados.

O receio do vereador é que haja duplicidade de usuário, um autista ser computado pela Secretaria Municipal de Educação e também pela de Saúde.

O vereador quer identificar um número real de autistas da cidade, para viabilizar ações e proposituras, na Câmara.

O Duo de corda interpretou a música “Azul da cor do mar”, também durante a abertura do evento.

A partir da audiência pública, espera-se que muitos multiplicadores da causa, surjam na cidade.

“Esperamos que todos aproveitem o evento, para crescer com as informações, dos nossos palestrantes, gratidão a todos”, ressaltou o vereador Flodoaldo.

Todos os presentes receberam certificado de participação. Mais de 160 pessoas participaram da audiência pública, lotando o Plenário da Casa de Leis.

Câmara Municipal de Três Lagoas / ASSECOM

/Divulgação CMTL

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

“Violência contra a mulher é questão de comportamento, não de cultura”, afirma Manuela Nicodemos

Subsecretária de Políticas Públicas para Mulheres destacou avanços no fortalecimento da rede de atendimento e anunciou novas ações de programa, voltadas à prevenção e enfrentamento do feminicídio

Homem é preso ao tentar furtar cilindro de gás em posto desativado no centro de Três Lagoas

Durante a abordagem, militares descobriram que o suspeito também tinha um mandado de prisão em aberto

Feira de artesanato movimenta a 35ª Festa do Folclore de Três Lagoas

Artesãos locais apresentam pelúcias e bonecas feitas à mão durante o evento cultural