28.8 C
Três Lagoas
segunda-feira, 16 de fevereiro, 2026

Audiência debate “Enfrentamento e Combate ao Crack” em Corumbá

Política – 25/05/2012 – 16:05

Audiência debate “Enfrentamento e Combate ao Crack” em Corumbá

Será nesta segunda-feira, a partir das 13 horas, a audiência pública sobre o “Enfrentamento e Combate ao Crack”, no município de Corumbá, proposta pelos deputados estaduais Eduardo Rocha, líder do PMDB e Paulo Duarte (PT). O evento será o Centro de Convenções do Pantanal “Miguel Gómez”, no Porto Geral de Corumbá e conta com o apoio da Prefeitura.

Na programação estão previstas palestras com representantes de vários setores que trabalham com o combate às drogas e do prefeito de Corumbá , Ruiter Cunha. Também foram convidados representantes da Secretaria Estadual de Assistência Social e Trabalho, Setas e A secretária municipal de Assistência Social de Ponta Porã, Doralice Alcantara, que é membro da Comissão Nacional de Combate às Drogas. O projeto de lei do deputado estadual Eduardo Rocha, que institui a Semana de Enfrentamento e Combate ao Crack foi aprovado em maio do ano passado.

Esta será a oitava audiência para debater o combate ao crack, que já aconteceu em Campo Grande, Três Lagoas, Ponta Porã, Costa Rica, Bataguassu, Aparecida do Taboado e Brasilândia. Para o deputado, é preciso um esforço conjunto e forte para combater o crack, que denominou de “mal do século”. Segundo ele, a discussão vai trazer à tona um problema que vem preocupando a família brasileira e que a cada dia, destrói lares e jovens.

Conforme o projeto fica instituída, a partir deste ano, a “Semana de Enfrentamento e Combate ao Crack no Estado de Mato Grosso do Sul”, que será sempre na terceira semana do mês de junho de cada ano, com a participação da sociedade, do Conselho Estadual Antidrogas – CEAD/MS e dos demais órgãos que compõem o Sistema Estadual Antidrogas, eventos para o enfrentamento e combate ao Crack, com debates,palestras nas escolas e em locais públicos, com objetivo de conscientizar a população em geral, acerca dos nefastos efeitos que essa droga exerce no organismo, bem como de seu alto poder destrutivo das famílias e da comunidade.

As estatísticas sobre o crack não são animadoras. O crack é hoje responsável por 39% dos atendimentos psiquiátricos. Número de usuários de crack no Brasil já está em torno de 1,2 milhão e a idade média para início do uso da droga é 13 anos. O número é uma estimativa feita com base em dados do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Os especialistas apontam que os países gastam de 0,5% a 1,3% do PIB como o combate e tratamento ao uso dessa droga.

O deputado argumentou que o uso de drogas, principalmente por parte dos jovens vem causando prejuízos avassaladores. Me preocupa o uso indiscriminado e o aumento do número de usuários de crack e a violência gerada, devido ao uso indiscriminado dessa substância”, disse. Ele destacou ainda que pretende provocar uma discussão onde o foco será a prevenção juntamente com ações de repressão e ressocialização, chamando a atenção para a gravidade e o poder de destruição junto a sociedade e as famílias.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação reforça fiscalização no transporte rodoviário durante o Carnaval em MS

Ação da agência estadual intensifica monitoramento em estradas e terminais para garantir segurança dos passageiros

Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 72 milhões no próximo sorteio

Apostas de Mato Grosso do Sul são premiadas na quadra, incluindo ganhadores em Três Lagoas O concurso 2.923 da Mega-Sena, sorteado na noite de sábado...

Novas regras ampliam segurança do Pix e Senado analisa lei para combater fraudes

Medidas do Banco Central incluem bloqueio automático após denúncia de golpe, enquanto projeto prevê recuperação mais rápida de valores Entraram em vigor neste mês novas...