27.9 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Atualização na Lei da Cadeirinha: novas regras para o transporte de crianças

Desde 2008, a Lei da Cadeirinha estabelece regras para o transporte seguro de crianças em veículos. Em 2025, a legislação foi atualizada, determinando que crianças de até 10 anos de idade e com altura inferior a 1,45 metro devem ser transportadas no banco traseiro, utilizando dispositivos de retenção adequados.

Para veículos sem banco traseiro, é permitido o transporte no banco dianteiro, desde que o airbag seja desativado. Crianças com mais de 10 anos e altura superior a 1,45 metro podem ser transportadas no banco dianteiro com cinto de segurança. Essa nova abordagem, baseada na altura, traz maior clareza e segurança jurídica em comparação com a norma anterior, que considerava apenas o peso da criança, segundo Daniela Poli Vlavianos, advogada.

O descumprimento dessas regras é considerado infração gravíssima, com multas entre R$ 195,23 e R$ 880,41 e perda de sete pontos na CNH. Em casos mais graves, o motorista pode responder por negligência grave. As alterações visam aumentar a segurança no transporte infantil e alinhar-se às melhores práticas internacionais, reforçando a responsabilidade dos condutores.

A nova regra também está em conformidade com o artigo 227 da Constituição Federal e o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que preveem a proteção prioritária de passageiros vulneráveis. Em caso de acidente, o condutor poderá ser responsabilizado na esfera penal por lesão corporal culposa ou homicídio culposo, e na esfera civil por danos morais e materiais.

Veja as novas regras:

  • Bebês até 1 ano: devem ser transportados em bebê-conforto.
  • Crianças de 1 a 4 anos: devem ser transportadas em cadeirinha.
  • Crianças de 4 a 10 anos (ou até 1,45 metro de altura): devem usar assento de elevação ou cinto de segurança no banco traseiro.

Com informações InfoMoney

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Popularidade de medicamentos como Ozempic e Wegovy revela novos efeitos colaterais e desafia especialistas

Com o aumento expressivo no uso de medicamentos como Ozempic e Wegovy, popularmente conhecidos como “canetas emagrecedoras”, especialistas em saúde começam a observar efeitos...

Câmara discute estrutura de governança da inteligência artificial em audiência pública

A Comissão Especial sobre Inteligência Artificial da Câmara dos Deputados realizará, na próxima terça-feira (15), às 14h, uma audiência pública para discutir a estrutura...

Dez anos da LBI: Brasil ainda enfrenta barreiras na inclusão de pessoas com deficiência

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), completou 10 anos...