09/12/2015 – Atualizado em 09/12/2015
Proposta do vereador Beto Araujo é discutir segurança para humanos e para a fauna silvestre
Por: Assessoria
Por iniciativa do vereador Beto Araujo, a Câmara Municipal de Três Lagoas promove audiência pública para discutir medidas de redução de atropelamentos de animais silvestres, no dia 9 de dezembro, com a presença do professor do Setor de Ecologia da Universidade de Lavras, Alex Bager, que também é coordenador do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE/UFLA) e criador do Sistema Urubu, aplicativo para celular que permitirá monitoramento e registro dos acidentes envolvendo animais.
Segundo Beto Araújo, a questão deve ser discutida e solucionada com urgência, pois, além do risco aos bichos, a população humana também sofre com os impactos dos acidentes, muitas vezes tendo vítimas fatais ou com sequelas permanentes, após um choque na estrada.
Bager fará palestra sobre o assunto, destacando ainda o funcionamento do aplicativo. A intenção é que os cidadãos possam informar, por celular, a ocorrência dos atropelamentos, de forma a se construir uma estatística nacional consistente sobre o assunto.
Atualmente, mesmo com registros imprecisos, estudos revelam uma verdadeira tragédia contra a fauna animal, nas estradas do país: por ano, calcula-se que sejam atropelados 475 milhões de animais, o que equivale a 15 vítimas do tráfego rodoviário a cada segundo. De acordo com Bager, grande parte dos animais é de pequenos vertebrados e a população nem chega a perceber o atropelamento. Ainda assim, espécies de médio e grande portes também são dizimadas.
Outro foco da audiência pública será a apresentação prévia e discussão de projeto de lei que o vereador Beto Araujo pretende colocar em votação na Câmara Municipal, chamado Rodovidas. O estudo para elaboração do projeto conta com a consultoria da Bager, um dos maiores especialistas brasileiros sobre o tema, e da Universidade de Lavras. Com a medida, Beto quer criar mecanismos para redução dos atropelamentos e programa de planejamento para o socorro eficiente dos animais acidentados tanto na região de Três Lagoas quanto no estado inteiro.
A audiência será realizada no plenário da Câmara Municipal, às 19h, aberta a qualquer pessoa interessada pelo tema.



