24.1 C
Três Lagoas
terça-feira, 26 de agosto, 2025

Atriz iraniana e jurada no festival de Cannes, é ameaçada de chicoteamento

24/05/2014 – Atualizado em 24/05/2014

Grupos conservadores islâmicos querem punir a atriz por ter beijado o presidente do festival de Cannes, Gilles Jacob, na bochecha.

Por: AdoroCinema

Um beijo na bochecha. O gesto que seria bastante comum no Brasil e em diversas partes do Ocidente, pode levar a atriz Leila Hatami (de A Separação) à pena de prisão em sua país natal, o Irã. Durante o festival de Cannes 2014, onde a atriz faz parte do júri oficial, ela deu um beijo na bochecha do presidente do festival, Gilles Jacob, o que escandalizou a mídia iraniana.

O Ministro da Cultura, Hossein Nushabadi, afirmou que se trata de uma “violação das crenças religiosas” do islã, e que “as mulheres iranianas são um símbolo de castidade e inocência”. A mídia já havia protestado contra o fato de Hatami não cobrir completamente os cabelos durante o festival – outra violação das regras entre os muçulmanos.

Mas o mais chocante é a punição que a atriz pode sofrer quando retornar ao Irã. O grupo de estudantes do Hezbollah está solicitando na justiça que ela receba a pena de até 50 chicotadas: “Nós, os requerentes, que somos um grupo de irmãos e irmãs muçulmanos, pedimos aos ramos cultural e mediático da justiça que condenem Leila Hatami pelo ato pecaminoso de beijar um homem desconhecido em público, o que de acordo com o artigo 638 da Justiça Criminal Islâmica, é passível de pena de prisão. […] A ação desta estrela de cinema feriu os sentimentos religiosos da nação orgulhosa e mártir do Irã, e desta maneira também solicitamos a punição de chicoteamento estipulada pela lei”.

Desde o incidente, Gilles Jacob tem tentado minimizar a ação, assumindo a responsabilidade e a iniciativa pelo beijo, mas as desculpas do presidente de Cannes não têm surtido efeito na comunidade iraniana.

Foto: Reprodução

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Emissão de RG enfrenta altos índices de ausência e reprovações em Três Lagoas

Chefe do Núcleo de Identificação Civil, perita Cristiane Correia, pede mais comprometimento da população

Vereadora Sirlene Pereira propõe campanha inédita sobre aneurisma cerebral

Projeto alerta sobre riscos do aneurisma cerebral e promove prevenção e orientação à população

Colisão frontal entre caminhão-baú e carreta de calcário mata duas pessoas na BR 262

Acidente mobilizou PRF e Bombeiros, onde trânsito segue lento e desviado na região do Bálsamo, entre Campo Grande e Ribas do Rio Pardo