Esporte – 24/05/2012 – 15:05
Atleta paraolímpica participa de competição em Bilbao de 6 a 11 de junho
A atleta paraolímpica Sivânia Costa de Oliveira, de 25 anos, vai participar de uma competição em Bilbao na Espanha, entre os dias 6 e 11 de junho, concorrendo nas modalidades 100, 200 e 400 metros e salto em distância.
Sivânia tem apenas 5% da visão e compete desde os 18 anos de idade pelo campeonato brasileiro da modalidade. “Pensei em desistir, mas a fé em Deus foi maior e voltei”, afirma. Desde então, Sivânia acumula conquistas. Ela já ganhou 12 medalhas de ouro disputando competições do Circuito Caixa, que segundo o diretor de esportes, juventude e lazer (Sejuvel), Ricardo Roriz, é o principal circuito de competições nacional no atletismo.
Além das medalhas de ouro, a jovem acumula dois recordes brasileiros (arremesso de peso e salto em distância) e é, atualmente, a segunda velocista do Brasil nos 100, 200 e 400 metros (corrida). “Minha visão se limita a ver tudo embaçado, mas nos treinamentos desenvolvi aptidão para conseguir correr sem mudar de direção”, explica Sivânia.
ROTINA
Os treinamentos de Sivânia são coordenados pelo técnico Reinaldo Abrão Camargo e são realizados no Estádio da Associação Desportiva dos Empregados da Noroeste (Aden). “Minha rotinha diária é das 7h às 11h e das 15h às 17h na pista e das 19h às 20h na academia. É bem puxado, tem que gostar de verdade”, salienta a atleta.
INCENTIVO
A Administração Municipal, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude de Lazer (Sejuvel), apóia Sivânia Costa em diversos aspectos. “Fornecemos técnico (orientação profissional), espaço físico, uniforme e alimentação”, afirma Ricardo Roriz.
No gabinete da prefeita Márcia Moura (PMDB), a atleta fez questão de agradecer pessoalmente o incentivo. “Sem a sua ajuda seria muito difícil”, declara Sivânia.
Emocionada a prefeita Márcia desejou sorte à atleta durante as competições e se disse admirada com tanta dedicação. “Ela representa muito bem a força da mulher brasileira, é inteligente, tem objetivo e luta por ele”, comenta a chefe do executivo municipal.
PARAOLÍMPIADA
Sivânia Costa de Oliveira compõe o quadro de atletas da seleção brasileira paraolímpica e foi pré-convocada para competir nas Paraolimpíadas de Londres, entre os dias 29 de agosto e 9 de setembro deste ano, na modalidade de arremesso de peso e salto em distância. “Caso nenhuma outra atleta supere minha marca, estarei nas paraolimpíadas representando o Brasil e Três Lagoas”, enfatiza Sivânia.
Fonte: Assessoria de Comunicação / Assessoria de Comunicação