27.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 12 de dezembro, 2025

Atleta sul-mato-grossense encara triathlon extremo em SC e representa MS em circuito mundial

Policial militar participa da Fodaxman, prova de alta dificuldade com 219 km de percurso

O policial militar João Paulo Morisson Fernandez, de 38 anos, será o único representante de Mato Grosso do Sul na Fodaxman, um dos triathlons extremos mais desafiadores do país, que será realizado neste sábado (13), em Santa Catarina. Servidor público estadual, ele leva o nome do estado para um circuito reconhecido mundialmente e encara a prova como uma experiência que ultrapassa os limites do esporte.

A competição faz parte do calendário internacional de provas extremas e exige preparo físico, equilíbrio emocional e resiliência. São 4 km de natação, 176 km de ciclismo e 39 km de corrida, em um trajeto que começa na Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, e termina em Urubici, no alto da Serra Catarinense.

A motivação de João veio após participar do Patagonman, triathlon extremo disputado na Patagônia. A experiência o inspirou a buscar novos desafios e, desde janeiro, ele realiza preparação intensa para a Fodaxman. Segundo o atleta, a natação inicia às 3h40, ainda no escuro, em águas que guardam as ruínas submersas da antiga capela de São Bento. Em seguida, vem o ciclismo com 176 km de pedal e 3.850 metros de altimetria acumulada, passando pela Serra do Rio do Rastro. O percurso termina com 39 km de corrida até o topo do Morro da Igreja, a 1.818 metros de altitude.

João afirma que a rotina de treinos exige renúncia e disciplina, mas que o valor da jornada é maior que o dia da prova. A relação dele com o esporte vem desde a infância, influenciada pelo pai, professor de Educação Física. Ele já completou o Ironman Brasil, o Ironman 70.3, quatro maratonas, uma ultramaratona de 75 km e duas ultramaratonas de 100 km.

Grande parte da preparação acontece em Campo Grande, no Parque dos Poderes, onde João treina corrida e ciclismo. O espaço, que passou por revitalização realizada pelo Governo do Estado, é destacado pela infraestrutura e segurança para atletas. O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, ressalta o papel do parque na formação de histórias como a do triatleta.

Para reforçar o orgulho de representar Mato Grosso do Sul, João personalizou o capacete com as cores do estado e a imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Ele contará com apoio do pai e do irmão durante toda a prova, responsáveis pela logística de alimentação e hidratação ao longo do percurso.

Com variações de temperatura que vão de 5 °C a 35 °C, altimetria elevada e longas horas de esforço, a Fodaxman é considerada um dos maiores desafios de resistência do Brasil. Para João, porém, o que realmente importa é viver a experiência. “Você vai para sofrer, mas é um sofrimento bom. A paisagem e o ambiente dão força. O que vale é a experiência”, resume.

com informações Agência de noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Suspeito morre após reagir a abordagem e tentar atirar contra militares no Jupiá

Outros dois envolvidos que estavam com indivíduo fugiram e ainda não foram localizados.

Homem de 39 anos morre em possível overdose na Vila Piloto

Vítima foi encontrada em parada cardiorrespiratória, onde indícios apontam para uso de entorpecentes e caso é investigado pela Polícia Civil.

Motociclista morre ao colidir em carreta estacionada no Jardim Morumbi

Polícia Civil investiga possível mal súbito como causa do acidente, registrado na última quinta-feira, 11.