26/03/2014 – Atualizado em 26/03/2014
Zequinha mora nos Estados Unidos na cidade de San Diego, na Califórnia e trabalha como técnico de atletismo e cross country em nível escolar e universitário
Por: Marco Campos
A cidade de Três Lagoas já é conhecida mundialmente pelo alto índice de geração de empregos e por abrigar várias fábricas multinacionais que atuam no ramo de celulose.
Mas além da economia, os atletas da cidade também alavancaram o nome da cidade pra o mundo, fazendo com que a pequena cidade do interior fosse reconhecida e respeitada.
Uma das marcas do município foi destaque por vários anos na imprensa de vários Países, que contou e mostrou a história detalhada de José Luís Barbosa, nascido em Três Lagoas no dia 27 de maio de 1961.
“Zequinha Barbosa” como ficou conhecido, foi um dos maiores nomes da história do atletismo mundial na modalidade Corrida (meio-fundista, 800m). o três-lagoense já participou nos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1984), Seul (1988), Barcelona (1992) e Atlanta (1996).
Vindo de uma família de seis irmãos, o atleta começou no atletismo aos 17 anos como forma de fugir da pobreza. Mudou-se para Araçatuba, no interior de São Paulo (distante 150 Km de Três Lagoas) e passou a ser treinado por José dos Santos Primo, quem descobriu seu talento para o esporte.
Depois foi para a equipe do Guarulhos, também em SP, passando a treinar ao lado da estrela brasileira do salto triplo, João do Pulo. A primeira participação em Olimpíadas foi em Los Angeles, em 1984.
Zequinha já morava e treinava nos EUA desde 1983 e havia ganhado a primeira medalha de prata da carreira, no Pan de Caracas, realizado no mesmo ano. Zequinha fez parte do período de ouro do meio fundo brasileiro e no mundo, se tornando um dos únicos atletas a participar de 4 olimpíadas, 9 campeonatos mundiais e 3 jogos pan americanos.
É um dos maiores meio-fundistas no mundo, rankeado entres os 10 melhores atletas do mundo por 9 anos consecutivos. Em 2001 fundou o IZB – Instituto Zequinha Barbosa-Correndo Pela Vida para promover ações sócio-educativas.
Além de participar de eventos internacionais do esporte como convidado ou treinador, caso de Londres 2012 quando foi técnico de atletismo Powerade Sport Academy dando treinamento de alto nível e passando suas experiências olímpicas, hoje ele mora nos Estados Unidos na cidade de San Diego, na Califórnia e trabalha como técnico de atletismo e cross country em nível escolar e universitário.
Diante tantas lembranças de vitórias e luta, Zequinha foi homenageado nesta semana em um grande site de esportes a nível nacional, o Yahoo. Na matéria, o esportista de Três Lagoas foi relembrado como um herói no atletismo mundial da época.

