19.6 C
Três Lagoas
quarta-feira, 14 de janeiro, 2026

Descarte irregular de lixo em bueiros agrava alagamentos e Município pede colaboração da população

Com a intensificação das chuvas, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Departamento de Serviços Públicos (DSP) da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), reforça a necessidade da colaboração da população para evitar o descarte irregular de lixo nos bueiros.

O acúmulo de resíduos sólidos, como plásticos, garrafas PET, folhas e até mesmo restos de móveis, compromete o escoamento da água das chuvas e pode gerar alagamentos em diversos pontos da cidade.

As equipes do DSP realizam frequentemente a limpeza das bocas de lobo para garantir o funcionamento adequado da drenagem pluvial. No entanto, o entupimento dessas estruturas, causado pelo acúmulo de lixo, torna o trabalho mais desafiador e aumenta os riscos de enchentes, proliferação de insetos e disseminação de doenças.

“A colaboração dos moradores é essencial. Quando um bueiro está obstruído, a água não consegue escoar corretamente, causando transtornos como alagamentos e sujeira nas ruas e residências. Esse problema poderia ser evitado se o descarte de resíduos fosse feito de forma consciente”, alerta Osmar Dias, secretário da SEINTRA.

A Prefeitura reforça que há serviços públicos disponíveis para o descarte adequado de materiais, como a coleta regular de lixo domiciliar, ações como o Mutirão da Limpeza e o Buracão do Jupiá para o descarte de resíduos sólidos.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Pré-candidatura de Marcos Pollon ao Governo de MS ganha apoio da direita conservadora do Estado

Com o crescimento nas pesquisas de intenção de voto, a pré-candidatura ao Governo de Mato Grosso do Sul nas eleições de 2026 do deputado...

Dor de cabeça sem fim: Moradores denunciam novas brigas e furtos em frente ao Centro POP em Três Lagoas

Em participação por telefone à Toninha Campos, secretário Fernando Garcia prometeu articulação com Polícia e Ministério Público para solucionar o problema na região

Moradora de Três Lagoas morre após cirurgia cardíaca de emergência em Campo Grande

Após dias de espera por cirurgia de emergência, Míria Peter Vitalino, de 42 anos, não resistiu ao procedimento em Campo Grande A vida de Míria...