20.1 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Associação pede que jornalistas não comemorem gols

Misto – 12/01/2012 – 08:01

A Acerj (Associação dos Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro) definiu, em reunião na última terça-feira, que vai punir jornalistas que comemorarem gols no gramado durante o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. A decisão da entidade, que representa os repórteres esportivos fluminenses, acontece meses depois que Eric Faria, da Globo, foi flagrado reagindo a um gol do Vasco.

A informação foi confirmada pela Acerj, que não deu mais detalhes sobre o assunto. Consultada pela reportagem, a assessoria de imprensa da Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) disse que a decisão foi tomada pela própria Acerj em uma reunião com chefes de rádios esportivas do Rio de Janeiro.

Segundo a assessoria, o caso de Eric Faria chegou a ser citado como exemplo pelos presentes, mas não foi o real motivador da medida. O problema se aplicaria a vários radialistas que, posicionados atrás dos gols, teriam exagerado nas comemorações.

A postura dos repórteres teria causado constrangimento no contato diário com os torcedores. Por isso, os próprios chefes de rádios teriam mostrado disposição para conterem os ânimos de seus funcionários.

A assessoria de imprensa da Ferj não soube informar, no entanto, que tipo de punição seria aplicada ao repórter que descumprir a determinação. A Acerj diz que quem poderia detalhar as possíveis sanções não compareceu à entidade nesta quarta e, portanto, também não sabe precisar o que acontecerá com os “infratores”.

A proibição de comemoração aos jornalistas não consta na lista de “normas da imprensa” aprovadas e publicadas no site da Acerj na terça. Na relação estão diversas orientações de comportamento para os repórteres. As únicas punições previstas são advertência e punição ao veículo na rodada seguinte em caso de reincidência. Se cometer uma infração pela terceira vez, o veículo seria impedido de cobrir o Campeonato Estadual.

O caso com Eric Faria aconteceu no fim de novembro, no clássico da penúltima rodada entre Fluminense e Vasco, que brigavam pelo título brasileiro. No primeiro gol do time cruzmaltino, que venceria o jogo por 2 a 1, uma câmera flagra o repórter da Globo reagindo, aparentemente comemorando.

O vídeo foi parar na internet e movimentou os torcedores das duas equipes, que elogiaram e criticaram a atitude de Eric.

Fonte: UOL

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende mais de 450 kg de drogas escondidas em carga de milho em Três Lagoas (MS)

Os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização na BR-262, quando abordaram um conjunto de veículos de carga. Durante a entrevista, o motorista apresentou informações contraditórias...

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...

Benefícios do INSS: confira as datas de pagamento de agosto

Pagamentos começam no dia 25 e seguem ordem tradicional O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de depósitos referente ao mês de agosto de...