26.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 15 de maio, 2025

Associação denuncia ‘lixão’ da Santa Casa de Campo Grande

Saúde – 28/02/2012 – 09:02

A Associação Beneficente da Santa Casa de Campo Grande (ABCG), que administrava o hospital anterior a Junta Interventora, enviou fotografias que mostram uma pilha de aparelhos hospitalares eletrônicos entre a ala psiquiátrica do hospital e o prédio principal.

Segundo a Associação, todos esses objetos, que poderiam ser reaproveitados ou vendidos estão sendo descartados de forma irregular, administrativamente, biologicamente, ambientalmente e até moralmente. Também não é descartada a possibilidade de proliferação de insetos e animais peçonhentos.

Esse “lixão” de aparelhos hospitalares pode causar contaminação biológica e ambiental, de acordo com Wilson. Entre os objetos estão balanças, iluminação de centro cirúrgico, camas, desfibriladores, monitores de computador, iluminaria de mesa cirúrgica e bombas de sucção de sangue.

“Boa parte pode ser recuperada, alguns dependem de uma pintura, regulagem, troca de lâmpada, a princípio verifica-se que não houve nenhum critério para verificar a real possibilidade de reutilização e descarte de forma correta”, argumenta o presidente da ABCG, Wilson Teslenco.

Ainda segundo a Associação, o correto é enviar os aparelhos para a oficina que existe no hospital, e caso não tenha utilidade deve ser leiloado. “Ou é vendido para a sucata ou tem gente que compra, arruma e vende para hospital da Amazônia, Bolívia…”, exemplifica. A ABCG informou que fará uma denúncia junto ao Ministério Público Estadual e Federal. A assessoria da Santa Casa informou que, se os equipamentos estão descartados é pelo fato de não ter mais utilidade.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur), informou que existe uma empresa credenciada pela prefeitura que faz a destinação de lixo eletrônico na Capital. A Santa Casa informou que contratará uma empresa para retirar os resíduos.

Fonte: Midiamax/Diego Alves / Midia Max

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS inicia entrega de cartões da busca ativa de benefício

Desde 17 de março, mais de 2,1 mil visitas da busca ativa foram realizadas nos 79 municípios sul-mato-grossenses, como parte da iniciativa de erradicar a extrema pobreza.

Suinocultura impulsiona economia de MS e vira referência nacional

A cadeia movimenta 129 empresas, gera cerca de 32 mil empregos diretos e já produziu 315 mil toneladas de carne suína neste ano, com projeção de crescimento de 10% para 2025.

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta quinta-feira

As vagas são atualizadas diariamente, portanto, fique de olho e não perca a oportunidade de conquistar uma nova colocação profissional!