23.8 C
Três Lagoas
quinta-feira, 25 de abril, 2024

Assistência Social viabiliza programas sociais

Assistência Social viabiliza programas sociais para crianças, jovens e adolescentes

Por: Redação

A parte social de uma cidade envolve muito mais do que doações de alimentos ou agasalhos, muitas pessoas pensam apenas em situações desse tipo quando se fala em Secretária Municipal de Assistência Social. Em Três Lagoas a pasta carrega com sigo e preconiza dois níveis de proteção a comunidade; Proteção Social Básica e Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade. A secretaria tem também como atribuição o Serviço de Capacitação Continuada dos Recursos Humanos, que objetiva preparar e capacitar os trabalhadores a fim de melhorar a qualidade do desempenho das suas funções, esse serviço é realizado em parcerias com instituições do município, do estado ou do Governo Federal.
Dentro das ações da Secretária existem projetos que buscam socializar e resgatar a cidadania de crianças e adolescentes, esses programas estão espalhados por todos os pontos da cidade, na busca de atender toda a comunidade. Abaixo alguns deles.

Programa Bombeiros do Amanhã

Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 09 a 14 anos e 11 meses do sexo masculino.
Busca resgatar a cidadania desses indivíduos auxiliando na construção da própria identidade da criança e do adolescente. Valorizando-os a gostar de si, resgatando o respeito próprio e conscientizando-os e formando multiplicadores sobre os atributos de como evitar incêndios e acidentes domésticos.
O programa comporta 70 alunos atendendo turmas no horário matutino das 07h às 11h e vespertino das 13h às 17h, no 5°GB – Grupamento do Bombeiro – na Av. Filinto Muller, 3300, Jardim Morumbi.

Programa Pelotão Mirim

Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 15 anos do sexo masculino.
Busca promover ações socioeducativas as crianças e aos adolescentes em situações de risco social ou de vulnerabilidade social e desta forma garantir os direitos por lei a estes cidadãos.
O programa comporta 120 alunos atendendo turmas no horário matutino das 07h às 11h e vespertino das 13h às 17h, na 2° CIA de Infantaria de Três Lagoas, na Av. Capitão Olynto Mancini, s/n

Programa Patrulha Florestinha

Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 08 a 14 anos e 11 meses.
Tem como objetivo atender crianças e adolescentes em situação social de vulnerabilidade, oferecendo oportunidade socioeducativa que estimule a permanência da criança e adolescente na escola, mantendo latentes as esperanças de melhor qualidade de vida e a conscientização sobre a importância de manter o meio ambiente equilibrado preservando para o uso comum dos presentes e futuras gerações.
O programa comporta 50 alunos, atendendo turmas no horário matutino das 07h às 11h e vespertino das 13h às 17h, junto ao Batalhão da Polícia Militar Ambiental, na Rua Talfic Faran, 345, Vila Piloto V.

Programa Patrulha Mirim no Trânsito

Público Alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 09 a 12 anos e 11 meses
O programa tem como objetivo social o desenvolvimento de atividades pedagógicas, recreativas. Culturais, reforço de aprendizagem escolar através de auxilio-tarefa, noções básicas de regras de trânsito com participação em blitz e campanhas educativas com crianças e adolescentes.
Comporta 30 alunos e atende apenas em horário matutino das 07h as 11h, no CRASE Coração de Mãe, na Av. Clodoaldo Garcia, 2355, Vila Haro.

A Assistência apresenta outros programas, como Crase Coração de Mãe, Programa Integração AABB Comunidade, Projeto Cristo Redentor, e todas as outras unidades do CRAS, que totalizam 4 no município e também mobilizam diversos outros trabalhos.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3
foto reprodução/divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.