Educação – 17/07/2012 – 10:07
A Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, atendeu no ano passado 2.380 crianças e adolescentes nos programas Bombeiros do Amanhã, Patrulha Florestinha, AABB Comunidade, Pelotão Mirim, CRASE “Coração de Mãe” e Projeto Cristo Redentor.
Somente em 2011, foram disponibilizadas as seguintes vagas: Bombeiros do Amanhã (70 vagas); Patrulha Florestinha (120 vagas); AABB Comunidade (450 vagas); CRASE “Coração de Mãe” (1500 vagas); Projeto Cristo Redentor (120 vagas); e Pelotão Mirim (120 vagas).
De acordo com Daiane Caroline, coordenadora do setor de Articulação, para 2012 são oferecidas 2.910 vagas, mas o único programa social com vagas disponíveis é o CRASE “Coração de Mãe”. Devido à sua infraestrutura e equipe profissional, o espaço do CRASE está preparado para atender até dois mil alunos. “Os pais que quiserem colocar seus filhos em alguns dos programas sociais devem procurar o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência para preenchimento de cadastro”, explicou.
Ainda segundo a coordenadora, cada caso é analisado pelo técnico responsável dos CRAS e encaminhado para o programa social mais indicado, de acordo com a disponibilidade de vagas.
Para a coordenadora do CRASE “Coração de Mãe”, Nilce Figueiredo, além de ampliar o conhecimento e o exercício de cidadania dos alunos, o programa social “exerce uma influência muito grande no relacionamento entre as crianças e adolescentes, proporcionando uma visão muito maior dos aspectos culturais, educacionais, sociais, beneficiando o educando no ambiente onde estiver, seja na escola, em casa, no clube ou na igreja”, concluiu Nilce.
Neste ano, as ações dos programas sociais são realizadas a partir de quatro temáticas baseadas na Teoria das Inteligências Múltiplas: Educação e Saúde; Esporte e Lazer – Olimpíadas 2012; Diversidade Cultural; e Cidadania.
SAIBA MAIS SOBRE OS PROGRAMAS
BOMBEIROS DO AMANHÃ
CRAS de referência – CRAS Interlagos, Rua David Alexandria, 326 – Lapa – Telefone: 3929-1834
Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 14 anos e 11 meses do sexo masculino.
Meta – 70 alunos
Horário de atendimento – matutino: 7h às 11h e vespertino 13h às 17h
Objetivo: Colaborar para o resgate da cidadania, auxiliando na construção da própria identidade das crianças e adolescentes, valorizando-os a gostar de si, resgatando o respeito próprio e conscientizando-os e formando multiplicadores sobre os atributos de como evitar incêndio e acidentes domésticos.
O Programa Bombeiros do Amanhã é realizado há dois anos pela Administração Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, em parceria com o 5º GB.
PATRULHA FLORESTINHA
CRAS de referência – CRAS São João, Rua Darcy Pio, 843 – Santos Dumont – Telefone: 3929-1851
Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 8 a 14 anos e 11 meses
Meta – 120 alunos
Horário de atendimento – matutino 7h às 11h e vespertino 13h às 17h
Objetivo: O programa tem como objetivo atender crianças e adolescente em situação social de vulnerabilidade, oferecendo oportunidade socioeducativa que estimule a permanência da criança e adolescente na escola, mantendo latentes as esperanças de melhor qualidade de vida e a conscientização sobre a importância de manter o meio ambiente equilibrado preservando para o uso comum dos presentes e futuras gerações.
O programa é desenvolvido em parceria com a Polícia Militar Ambiental.
AABB COMUNIDADE
CRAS de referência – CRAS Vila Piloto, Rua 20, 120 – Vila Piloto – Telefone: 3929-1788
Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 17 anos e 11 meses
Meta – 450 alunos
Horário de atendimento – matutino 7h às 11h e vespertino 13h às 17h
Objetivo: Contribuir para a inclusão, a permanência e o desenvolvimento educacional de crianças e de adolescente de famílias de baixa renda, por meio de atividades socioeducativas, culturais, esportivas e de saúde, integrando as famílias, escolas e a comunidade.
O Programa foi efetivado no Município no ano de 1997, através de uma parceria entre Fundação Banco do Brasil – FENABB (Federação Nacional das AABB’s) e Administração Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho.
CRASE “Coração de Mãe”
CRAS de referência – CRAS Ruth Filgueira, Rua Macapá, S/N – Guanabara – Telefone: 3929-1450
Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 9 a 17 anos e 11 meses.
Meta – 2.000 alunos
Horário de atendimento – matutino 7h às 11h e vespertino 13h às 17h
Objetivo: Educar crianças e adolescente em situação de vulnerabilidade social no âmbito esportivo, educacional, da saúde e profissional com profissionais comprometidos promovendo assim a inclusão social na construção de vínculos com a comunidade, formando jovens através da valorização de sua identidade étnica e regional, construindo o caminho entre a situação presente e a futura, ampliando sua visão para o mercado de trabalho com a erradicação da desigualdade social.
PELOTÃO MIRIM
CRAS de referência – CRAS Interlagos, Rua David Alexandria, 326 – Lapa – Telefone: 3929-1834
Público alvo – crianças e adolescentes na faixa etária de 10 a 15 anos do sexo masculino.
Meta – 120 alunos
Horário de atendimento – matutino 7h às 11h e vespertino 13h às 17h.
Objetivo: Promover ações socioeducativas às crianças e ao adolescente em situações de risco social ou de vulnerabilidade social. Desta forma garantir os direitos previstos por lei a estes cidadãos.
Desenvolve ações de caráter socioeducativo em parceria com a 2ª Cia de Infantaria do Exército. Oferece um espaço educativo que vem ao encontro das necessidades de seus alunos proporcionando a interação com a sociedade, através da prática esportiva e recreativa, aulas de música, arte, tarefas escolares, apresentações culturais, artísticas e disciplinares, fator característico do convívio militar.
PROJETO CRISTO REDENTOR
CRAS de referência – CRAS Interlagos, Rua David Alexandria, 326 – Lapa – Telefone: 3929-1834.
Público alvo – adolescentes e jovens, a partir de 11 anos
Meta – 150 adolescentes e jovens
Horário de atendimento – 12h às 18h
Objetivo: Ensinar a arte da música aos adolescentes e jovens em fase de desenvolvimento sócio educacional, proporcionando a perspectiva profissional com professores comprometidos e capacitados promovendo assim a inclusão social através da sensibilidade e percepção de se tocar um instrumento.
Dentro do Projeto Cristo Redentor estão divididas a Banda Marcial, Banda Musical, Banda de Percussão e Grupo de Palhetas.
BANDA MARCIAL
Fundada em 1º de outubro de 1967, a Banda Marcial Cristo Redentor é composta por 97 integrantes, sendo 71 músicos, 18 no corpo coreográfico, 7 na linha de frente e 1 baliza.
Possui importantes títulos, entre eles, tricampeã Nacional de Fanfarras e Bandas no concurso da Radio Record; por nove vezes Campeã Estadual; Campeã Nacional no concurso realizado em Goiânia em 2000; Tricampeã Nacional pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras e Tetracampeã do concurso Nacional realizado em Campo Grande.
BANDA MUSICAL
A Banda Musical Cristo Redentor é composta por 30 integrantes e se apresenta em eventos cívicos, sociais e religiosos.
BANDA DE PERCUSSÃO
A Banda de Percussão Cristo Redentor possui 38 componentes, sendo 20 músicos, 12 no corpo coreográfico, 5 na linha de frente e 1 baliza.
Principais títulos, Campeã Estadual em Dourados no ano de 2004; Campeã Nacional pela Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras em 2005, na Cidade de Tatuí (SP); Tetracampeã no Concurso Nacional de Campo Grande e participação no 10º Concurso Nacional de Fanfarras e Bandas de Campo Grande, conquistando o 1º lugar no corpo musical, 2º lugar no corpo coreográfico e 1º lugar com a baliza.
GRUPO DE PALHETAS
O Grupo de Palhetas Cristo Redentor foi fundado em 2008 com a finalidade de abrilhantar eventos sociais e culturais realizados em Três Lagoas e região.
Fonte: Assecom