Serviço foi utilizado 95 milhões de vezes entre janeiro e junho; ferramenta permite validar documentos com segurança e validade jurídica
A assinatura eletrônica do Gov.br registrou um aumento expressivo de 90% no primeiro semestre de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024. Segundo o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), o serviço foi utilizado 95 milhões de vezes entre janeiro e junho deste ano.
Desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a solução permite que cidadãos assinem documentos digitalmente com validade jurídica equivalente à de documentos físicos. Classificada como uma assinatura digital “avançada”, a ferramenta oferece alto nível de segurança e confiabilidade.
Para utilizar o serviço, é necessário ter uma conta Gov.br nos níveis Prata ou Ouro. O nível Prata pode ser obtido com reconhecimento facial vinculado à CNH ou por validação em um dos 16 bancos credenciados. Já o nível Ouro exige reconhecimento facial com dados da Justiça Eleitoral, uso do QR Code da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou um certificado digital compatível com a ICP-Brasil.
O processo de assinatura é simples: o usuário acessa a plataforma Gov.br, faz login, envia o arquivo (nos formatos .DOC, .DOCX, .ODT, .JPG, .PNG ou .PDF), seleciona onde deseja aplicar a assinatura e, por fim, baixa o documento assinado digitalmente.
Com informações Agência Brasil