34.6 C
Três Lagoas
domingo, 5 de maio, 2024

Assembleias comemoram juntas os 180 anos do Parlamento da ALMT

25/05/2015 – Atualizado em 25/05/2015

A ideia de unir os dois estados na comemoração parte do princípio de que MS e MT já foram um só até 1977

Por: A Critica

Para finalizar os detalhes da comemoração dos 180 anos do Parlamento Mato-Grossense, o deputado estadual e coordenador do evento, Wancley Carvalho (PV-MT), esteve na sexta-feira (22) na Assembleia Legislativa de MS e reunido com o presidente da Casa, deputado estadual Junior Mochi (PMDB), acertou os últimos detalhes do evento que ocorrerá no dia 12 de agosto. “A união entre os dois estados vai além da data festiva, pois fortalece também futuras parcerias e ações em conjunto. Com certeza teremos muita história para contar”, salientou o parlamentar.

No mês passado o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB), esteve em Campo Grande, reuniu-se com o governador do Estado, com o prefeito da Capital e com o deputado Junior Mochi dando início às discussões sobre a data festiva. “Trata-se da oportunidade de resgatarmos e valorizarmos a história dos parlamentos de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de selarmos a construção de um projeto de integração fortalecendo nossos laços”, salientou Mochi.

A ideia de unir os dois estados na comemoração parte do princípio de que Mato Grosso do Sul e Mato Grosso já foram um só até 1977, na época Mato Grosso Uno. Um dos parlamentares remanescentes do Mato Grosso Uno é o ex-deputado estadual e ex-presidente da Assembleia Legislativa, Cleomenes Nunes da Cunha, 77 anos. “Fui deputado por 12 anos, sendo eleito pela primeira vez em 1966 e fui também o último presidente da Casa de Leis no então Mato Grosso Uno. Essa união na comemoração não é importante só para mim, mas para mostrar a evolução dos dois estados, resgatando nossa história. Somos irmãos siameses”, disse Cleomenes.

Os deputados Paulo Corrêa (PR), Felipe Orro (PDT), Professor Rinaldo (PSDB) e Eduardo Rocha (PMDB) também recepcionaram o deputado estadual de Mato Grosso que estava acompanhado por sua assessoria parlamentar. Aos presentes foi apresentada pela diretora do Instituto Memória da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Izis Catarina Brandão, a programação da data festiva para que parlamentares de MS indiquem suas apresentações culturais, incluindo homenagem ao poeta Manoel de Barros.

Conforme programação, o início da solenidade está previsto para 8h com uma visita à sala da presidência da ALMT, seguindo às 9h para sessão solene com composição de mesa, outorga de comendas a presidentes das assembleias, governadores e parlamentares dos dois estados, lançamento de selo comemorativo, exibição de documentários dos 180 anos, seguindo até 13h com diversas apresentações e finalizando com um almoço aos convidados.

A programação será retomada no período noturno, às 19h30, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, onde será feita homenagem ao poeta Manoel de Barros.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Em Mato Grosso do Sul, indígenas são presos sem acesso a intérprete

Relatório da Defensoria Pública do estado aponta racismo estrutural.

Governo de MS envia aeronave para apoiar resgate e salvamento das vítimas das enchentes no RS

Governo do Rio Grande do Sul declarou situação de calamidade pública no estado, afetado pelos "eventos climáticos de chuvas intensas" ocorridos a partir de 24 de abril de 2024.

Indústria volta a gerar empregos em Três Lagoas e registra aumento de 194,4% nas contratações

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), também foram 8113 contratações e 7414 demissões foram computadas no município, resultando em um saldo de 699 novas vagas de emprego. Um desempenho muito acima da média registrada em MS, que registrou queda de -1,4% na geração de empregos no 1° trimestre do ano.