24.7 C
Três Lagoas
segunda-feira, 7 de julho, 2025

Artesãos lançam catálogo com mais de 100 peças com apoio de Suzano e Sebrae

TRÊS LAGOAS (MS) – Na noite desta quinta-feira (7), a Associação Costa Leste de Artesãos de Mato Grosso do Sul (ACLAMS) com o apoio da Suzano e do Sebrae lançou o catálogo com mais de 100 peças “Arte feita à mão”, reunindo uma série de peças artesanais inspiradas na fauna e flora do bioma Cerrado.

O objetivo do projeto é garantir o desenvolvimento local e protagonizar os artesãos locais divulgando suas peças também de maneira online, como foi apresentado, na cerimônia de abertura.

Juntamente com o lançamento do catálogo, a Casa do Artesão também foi restaurada e abriga agora, a ACLAMS.

Repleta de capivaras, tuiuiús, jacarés, araras e outros animais da fauna de MS, a coleção reúne mais de 100 modelos de peças produzidas pela ACLAMS utilizando diferentes técnicas artesanais, que vão desde bordados, crochês à madeira, cimento e metal. Todas as peças presentes no catálogo são assinadas pelas respectivas artesãs e artesãos responsáveis pelas técnicas, totalizando 26 profissionais participantes. Para o lançamento, foram confeccionados catálogos para serem entregues a convidados e representantes do setor público, privado e do terceiro setor. (Fonte: Suzano).

De acordo com a presidente da associação Aline Nogueira, “o projeto é de suma importância, pois traz visibilidade para os artesãos de Três Lagoas (MS) e região. Eu mesma já tive vontade de desistir, porém perseverei. E é perfeitamente possível viver apenas de artesanato”, disse Aline.

A gerente regional do Sebrae, Josi Signori relatou a qualidade e beleza das peças e também explicou que para o Sebrae é de suma o lançamento do catálogo para a cultura regional e para a geração de renda para os artesãos.  “A iniciativa tem como objetivo trazer novas oportunidades profissionais e geração de renda aos artesãos, bem como valorizar a cultura local, uma vez que os artesãos também receberam consultoria dos técnicos do Sebrae e a articulada com o turismo local”, completa Signori.

O coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul, Israel Batista Gabriel afirma que o lançamento do catálogo representa um marco, uma nova fase para os artesãos e artesãs da região Leste de MS. “Um trabalho iniciado há uma ano visando o fortalecimento da identidade cultural da região – por isso, o bioma Cerrado, com toda a sua riqueza, foi escolhido como inspiração para a coleção –, do qual a Suzano tem orgulho de fazer parte ao lado do Sebrae. Também estamos colaborando com a geração de renda para diversas famílias, o que vem ao encontro das Metas de Longo Prazo da Suzano para a redução de desigualdades sociais, ou seja, é um projeto em que todos só tem a ganhar: artesãos e artesãs, o turismo regional e a sociedade em geral”. (Fonte: Suzano).

O evento foi abrilhantado pelo show da cantora Alba, além da presença de diversos setores da sociedade, que fizeram questão de prestigiarem o desenvolvimento local através da cultura.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Mercado financeiro reduz previsão da inflação para 5,18%

Estimativa para o PIB é de 2,23% este ano

SMS alerta farmácias e população sobre receituários falsos de medicamentos controlados

Receitas falsificadas com nome e carimbo de médico local estão circulando na cidade; farmácias devem redobrar a atenção e denunciar casos suspeitos à Vigilância Sanitária

Áreas doadas para 7 entidades centrais agora estão regularizadas em Três Lagoas

A manhã de sexta-feira (4) marcou o fim de um impasse de mais de 30 anos em Três Lagoas: a assinatura do termo de...