33.9 C
Três Lagoas
terça-feira, 5 de maio, 2026

Artesanato é parte de tratamento para Esquizofrênicos

Geral – 24/05/2012 – 15:05

As 199 pessoas com quadro de esquizofrenia, assistidas pelo Centro de Atendimento Psicossocial, recebem cuidados que vão além do atendimento médico

O Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II) de Três Lagoas atende 199 pessoas com quadro de esquizofrenia, que não recebem apenas atendimento médico e medicamentos, mas também desenvolvem trabalhos artísticos e participam de projetos de interação social.

O artesanato, que inclui pintura (em tecidos e telas), crochê e confecção de caixinhas de MDF (material derivado da madeira) é o destaque dos trabalhos desenvolvidos com os usuários (termo designado para as pessoas que “usam” os serviços do CAPS, resolvido em convenção), explica a coordenadora do CAPS II de Três Lagoas, Luciana Assi de Lima. “O artesanato é o que mais agrada os usuários. Eles participam de modo voluntário, não podemos e nem obrigamos nenhum deles a realizar estas atividades”, salienta.

De acordo com a coordenadora, este trabalho é encabeçado pelo terapeuta ocupacional, Élcio Alteris dos Santos, e há intenção de futuramente expor os trabalhos desenvolvidos e transformá-los em renda.

Esporte e lazer também são desenvolvidos no local, além de atividades como caminhada na lagoa, relaxamento muscular, consciência corporal e coordenação motora. O estagiário de fisioterapia, Odair Campos é quem desenvolve estes trabalhos. “Para eles participarem sempre utilizamos de estratégias, eles precisam ter estímulos para se interessarem”, comenta Odair.

Segundo Luciana, a adesão por parte dos usuários chega a 90%. “As oficinas estão à disposição todos os dias, nos dois períodos (manhã e tarde) e eles tem participado com dedicação”, enfatiza a coordenadora.

ATENDIMENTOS

Os 199 usuários esquizofrênicos do CAPS II estão divididos em 101 homens e 98 mulheres, que recebem cuidados com alimentação, por meio de orientação nutricional que envolve reeducação alimentar, elaboração de cardápio e orientações para os profissionais que trabalham com as pessoas que utilizam os serviços. “Para conforto àqueles que frequentam o local oferecemos café da manhã, almoço e lanche da tarde. E os cuidados com a alimentação é uma de nossas preocupações”, pontua a coordenadora Luciana.

O local oferece condições de medicação assistida – aquela que é feita durante o período em que o usuário está no CAPS. “Os medicamentos são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), inclusive os de alto custo”, explica Luciana.

Mesmo com todos os cuidados no tratamento, Luciana evidencia a importância da participação da família. “O principal apoio que os portadores da doença podem ter é o apoio dos familiares, são eles que convivem e oferecem carinho, atenção e amor, ações que são fundamentais no tratamento”, completa.

A DOENÇA

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a esquizofrenia costuma se manifestar entre os 15 e 25 anos, mas não obrigatoriamente. “Os casos podem acontecer tanto antes dos 15 ou depois dos 25 anos. Estamos sujeitos à doença, ainda mais em dias como os de hoje onde a cobrança excessiva por produção, pressão psicológica e os inúmeros problemas da sociedade atingem a todos. Isso pode desencadear surtos e problemas psicológicos e psiquiátricos”, diz Luciana.

Os sintomas mais comuns são o isolamento social, descuido com a aparência, perca de percepção, alucinações e em alguns casos, quadros de agressividade e agitação. Porém, é possível, mesmo com a doença, ter uma vida social normal. “A doença, em alguns casos, não impede a pessoa de ter uma vida normal, com uso de medicamentos. Já os quadros mais sérios (que podem prejudicar um convívio mais saudável) geralmente têm outros problemas associados, como o retardo mental, por exemplo”.

Luciana afirma ser importante que a sociedade entenda que não é porque uma pessoa tem esquizofrenia que ela não seja inteligente. “Muitos esquizofrênicos tem total autonomia, sabem dias e horários de medicamento e se viram sozinhos. O que existe são momentos de ‘fuga da realidade’”, pontua.

OUTROS TRATAMENTOS

O Caps II, além dos esquizofrênicos, atende pacientes com transtornos graves, persistentes e severos que são os casos de transtorno bipolar, depressão grave com quadro psicótico (delírios e alucinações) e também os de demanda espontânea que são pessoas que procuram sozinhas o atendimento ou as que são levadas pelos familiares (geralmente casos mais graves), quando é feito o acolhimento, que funciona como uma triagem. “Em média são realizados 20 atendimentos diários que recebem encaminhamentos de acordo com a necessidade”, detalhou Luciana.

Ao todo, 424 usuários estão cadastrados pelo CAPS, sendo 170 homens e 254 mulheres, divididos entre os programas de tratamento intensivo (aquele que se encontra em crise e precisa de cuidados diários), semi-intensivo (precisam de cuidados, mas sem necessidade diária) e não intensivo (não permanecem em crise e estão estáveis com medicamentos).

Fazem parte do quadro de atendimento e tratamento dos usuários do CAPS II, a coordenadora, Luciana Assi de Lima; os médicos psiquiatras, Márcio Luís Farinazzo e Priscila Raquel Salomão de Oliveira Neves; a psicóloga, Caroline Queiroz Dutra; o enfermeiro, Wesley Gondim Barros; a pedagoga, Lúcia Helena de Oliveira Pedroso; os assistentes sociais, Robson Alves de Almeida e Rosimeyre dos Santos; os técnicos administrativos, Ubiratan Botelho Alves e Aldizio Galvão Mariano Filho; os técnicos em enfermagem, Pedro Henrique Cangussu Sorge e Jailton Antônio Bertholdo, o terapeuta ocupacional Élcio Alteris dos Santos; as cozinheiras, Dalvina Miguel Pereira e Domecina Ferreira da Silva; a oficineira, Eliana Lopes Pedroso; e o motorista Fábio Antônio Bezerra da Silva. Além de sete estagiários de nutrição e um de fisioterapia.

O CAPS II atende de segunda-feira à sexta-feira das 7h às 18h, na Rua Zuleide Perez Tabox, 150, esquina com a Avenida Eloy Chaves, centro. Telefone: 3929-1929 e 3929-70.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Assessoria de Comunicação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Revelação feita por apóstolo para casal alvo de execução repercute após crime em Três Lagoas

Vídeo gravado em culto religioso voltou a circular após o atentado que matou Kailayne e feriu Gabriel, gerando comentários nas redes sociais

Polícia Militar prende autor de tráfico de drogas em Três Lagoas

Nesta segunda-feira (04), guarnição da Força Tática, após receber informações sobre comercialização de entorpecentes em determinado local, prendeu homem de 28 anos por tráfico...

MPMS abre inquérito para investigar queimadas irregulares às margens do Rio Sucuriú

Denúncia aponta uso frequente de fogo e descarte de lixo doméstico em área protegida, onde vistoria encontrou seis focos de queima