Durante os quatro dias da 35ª Festa do Folclore de Três Lagoas, visitantes poderão conhecer e adquirir peças produzidas por usuários da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), atendidos nos Centros de Atenção Psicossocial CAPS AD e CAPS II. Os trabalhos estarão à venda em um estande montado especialmente para a exposição, que acontece de 21 a 24 de agosto.
Cerca de 120 peças artesanais foram confeccionadas em oficinas terapêuticas com a participação de 47 usuários, sob orientação de quatro artesãos. A produção inclui tapetes, bolsas, porta-chaves, toalhas, peças decorativas como quadros, casinhas, vasos, barcos e carros de boi – muitos deles feitos com materiais recicláveis.
A renda obtida com a comercialização será revertida integralmente para a compra de novos materiais, assegurando a continuidade das oficinas e incentivando a criação de novas peças.
De acordo com Igor Paez, coordenador da RAPS, a ação vai além do aspecto comercial. “Estar na Festa do Folclore é também uma forma de inclusão e valorização social. É uma oportunidade para os usuários se sentirem parte ativa da comunidade, mostrando suas habilidades e ganhando reconhecimento”, destacou.
A Festa do Folclore é um dos principais eventos culturais do município e da Região Costa Leste, promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Diretoria de Cultura da Secretaria Municipal de Educação (SEMEC), em parceria com a Câmara Municipal. A programação inclui apresentações culturais, gastronomia típica e shows de artistas nacionais como Nattan, Eduardo Costa, Fábio Jr. e Paralamas do Sucesso.