22.1 C
Três Lagoas
sexta-feira, 9 de maio, 2025

Sítio arqueológico encontra fragmento de cerâmica

Cultura – 27/05/2012 – 08:05

Descobertas mostraram que pescadores já habitavam a região do Rio Sucuriú na pré-história. Fragmento de Cerâmica encontrada durante escavações próximas ao Córrego do Moeda

Você sabia que há 7 mil anos, pescadores já habitavam próximo ao rio Sucuriú e Ilha Comprida na região onde hoje é Três Lagoas (MS)? Isso e muito mais são descobertas feitas por meio do trabalho realizado pelos arqueólogos Emília Mariko Kashimoto e Gilson Rodolfo Martins, do Museu de Arqueologia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MuArq – UFMS). O trabalho deles se estende por todo o rio Paraná.

Conforme está registrado em “Arqueologia e Paleoambiente do Rio Paraná em Mato Grosso do Sul” (2009), obra dos antropólogos, “esses sítios arqueológicos revelam que a extensão do passado humano de Mato Grosso do Sul (MS), ultrapassa onze mil anos, sendo possível que no período paleoambiental denominado Pleistoceno, popularmente conhecido como “era do gelo”, o homem pré histórico já estivesse caçando e coletando frutos e raízes nas distintas paisagens estaduais”. “O povoamento dessa área (região hoje compreendida por Três Lagoas) começou há cerca de 7 mil anos com pescadores e caçadores-coletores ao longo dos rios Sucuriú, da Ilha comprida”, disse Emília.

Especificamente em Três Lagoas, estão trabalhando com cerca de 70 sítios arqueológicos desde 1993, um trabalho de quase 20 anos. Segundo Emília, “durante as escavações encontramos materiais de antigos pescadores como, pedra lascada, raspadores pontas de lanças, materiais utilizados há cerca de 7 mil anos”. Ainda de acordo com a arqueóloga, apesar de muitos materiais já terem sido decompostos, também foram encontradas cerâmicas que datam 1,2 mil anos. Estes povos também teriam sido agricultores segundo Emília.

Fonte: Correio do Estado / Divulgação/Emília Kashimoto

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Feira Central e todas as USFs receberão Dia D de Vacinação contra a Gripe/Influenza neste sábado (10)

Neste, dia 10 de maio, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza o Dia D de Vacinação...

Sexta-feira tem previsão de tempo quente e instável em Três Lagoas

Possibilidade de chuva marcam a véspera da frente fria que deve avançar pelo estado, onde mesmo assim o calor pode chegar a 34°C durante a tarde.

Operação Caminhos Seguros reforça proteção a crianças e adolescentes em Três Lagoas

Ação do 2º BPM intensifica abordagens e vistorias em áreas críticas para combater crimes contra o público infantojuvenil.