Geral – 15/05/2013 – 12:05
Aproximadamente 100 indígenas invadiram a Fazenda Buriti, em Sidrolândia, de propriedade do ex-deputado estadual Ricardo Bacha. Segundo a esposa Jussimara Barbosa Bacha, a invasão ocorreu por volta das 4h30min, ocasião em que os índios entraram na fazenda gritando e disparando tiros.
Jussimara contou que às 23h de ontem (14) os indígenas entraram na fazenda ao lado, de propriedade de sua tia. Na ocasião, apenas o segurança estava no local. O trabalhador, que afirma ter sido agredido, conseguiu fugir no momento em que os invasores deixaram a sede para fazer uma fogueira.
O segurança se refugiou na Fazenda Buriti, que foi invadida horas depois. “Era muito grito e muito tiro e eu pedi que os seguranças respondessem com dois tiros para que eles não chegassem na sede, onde estamos. Não considero isso mais uma invasão, mas uma bagunça. Soube que eles estavam bêbados e drogados. Eles invadiram a fazenda da minha tia, amarraram o segurança, bateram e colocaram uma 12 (arma de fogo) na cara dele”, contou Jussimara, que permanece na Fazenda Buriti aguardando a presença da polícia.
Além da esposa do ex-deputado, estão no local o filho e seguranças. Já Ricardo Bacha está em reunião em Brasília, onde discute justamente o conflito entre fazendeiros e indígenas com relação a disputa de terras.
Apoio
“Agora pela manhã vimos quando um carro preto chegou na fazenda recolhendo alguns índios e as armas. Quando a polícia chega a gente conta o que aconteceu, mas ninguém toma providência”, relatou Jussimara, contando que pessoas que não fazem parte da comunidade indígena também participaram da invasão.
“Eles sabem que a polícia está a caminho, mas quem avisa? Quem passa recolhendo as armas? Quem está por trás disso? Vivemos uma situação de insegurança e medo do desconhecido porque não estamos nas mãos de invasores, mas sim nas mãos de bárbaros”, desabafou Jussimara.
Fonte: Correio do Estado


