28.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 6 de dezembro, 2021

Aproximadamente 300 atletas estão em Três Lagoas para os Jogos da Melhor Idade 2021

Delegações de diversas cidades de Mato Grosso do Sul estão chegando nesta terça-feira (09) em Três Lagoas para os Jogos da Melhor Idade. Promovidos pela Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (FUNDESPORTE), esta edição marca o retorno das competições voltadas para os idosos no Estado, uma vez que desde o início da pandemia este público foi um dos mais afetados.

São aproximadamente 300 atletas de 13 municípios, incluindo Três Lagoas, que participarão nas modalidades de bocha e vôlei adaptado, sendo: Bataguassu, Campo Grande, Caarapó, Chapadão do Sul, Dourados, Iguatemi, Itaporã, Jardim, Maracaju, Nova Andradina, Ponta Porã e Selvíria.

A competição começa amanhã, quarta-feira (10) e vai até sábado (14), sendo os jogos de vôlei adaptado realizados nos Ginásios “Cacilda Acre Rocha” e Poliesportivo “Eduardo Milanez” e, bocha no Centro de Convivência “Tia Nega”. Ainda haverá a eleição de Miss e Mister Melhor Idade 2021, na sexta-feira.

No mesmo sistema dos Jogos Escolares da Juventude, a Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (SEJUVEL) está prestando todo o apoio à realização da competição e recepcionando as delegações. O secretário da pasta, Rialino Medeiros, destaca as vantagens dos Jogos para o Município.

“Mais uma vez temos a honra de sediar uma competição em nível estadual e, além do fomento ao esporte, este Jogos beneficiam a economia local, sendo no setor hoteleiro, gastronômico, atacado e varejo, além da mão de obra utilizada no refeitório e limpeza ser toda de Três Lagoas. Teremos até sábado para ver nossos atletas jogar e nos inspirar diante da superação das limitações da idade. Sorte a todos”, disse.

O secretário também agradeceu ao prefeito Angelo Guerreiro por todo o suporte prestado e investimento no esporte.

Concurso Miss e Mister

Aproximadamente 300 atletas estão em Três Lagoas para os Jogos da Melhor Idade 2021

Além dos confrontos na cancha e nas quadras, os idosos-atletas também vão desfilar na noite de sábado (13), na Arenamix. Trata-se do Concurso Miss e Mister Melhor Idade, que tradicionalmente integram a programação do Jogos. O objetivo da atividade é eleger dois participantes, um do gênero feminino e um masculino, que reúnam beleza física e desenvoltura, valorizando o charme, e a elegância dos candidatos, elegendo dentre todos os inscritos, como forma de promoção do envelhecimento saudável e ativo.

A comissão julgadora, composta por três membros, vai analisar os seguintes quesitos durante as apresentações: espontaneidade e carisma; simpatia e beleza física; charme e desinibição; presença cênica; postura e elegância ao desfilar. Os três primeiros colocados receberão medalhas e somente os vencedores receberão a faixa de Miss e Mister Melhor Idade de MS.

Protocolo de biossegurança

Apesar do controle da pandemia da Covid-19 e do ritmo acelerado da vacinação em Mato Grosso do Sul, a retomada dos Jogos ocorrerá de forma responsável, com adoção de protocolo severo de orientação de biossegurança (clique aqui para conferir), elaborado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Todos os envolvidos no evento (equipe da Fundesporte, médicos e fisioterapeutas, árbitros e dirigentes/chefes de delegação e demais membros de estafe) passam por testes de Covid-19 (tipo RT-PCR, por meio de coleta com cotonete nasal).

Os integrantes das delegações (idosos-atletas, técnicos, motoristas e demais funcionários) de municípios do interior são testados no ato do embarque, com emissão de laudo que comprove o resultado negativo. Além disso, todos os idosos-atletas já passaram por avaliação médica prévia, uma das obrigatoriedades do regulamento geral dos Jogos da Melhor Idade, e devem apresentar comprovantes de vacinação. Posteriormente, cada município, por meio de sua secretaria de saúde, ficará encarregado de monitorar os participantes por pelo menos 10 dias, conforme orientação da SES.

Informações da Assessoria de de Comunicação / Governo do Estado

Comentários do Facebook

MATÉRIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MAIS LIDAS