12.2 C
Três Lagoas
sábado, 5 de julho, 2025

Aprovado documento sobre coordenação pedagógica no Estado

Educação – 06/08/2012 – 11:08

“Para que tenhamos uma educação pública de qualidade, para todos e todas, em todos os níveis, com profissionais valorizados, a FETEMS (Federação dos Trabalhadores em Educação de Mato Grosso do Sul) e os seus 71 SIMTED’s (Sindicato Municipais dos Trabalhadores em Educação) filiados, consideram fundamental a Coordenação Pedagógica nas Escolas”. Com este início o documento aprovado em Assembleia Geral, na FETEMS, na última sexta-feira (3), ressaltou que o movimento sindical da educação reconhece a importância dos coordenadores pedagógicos nas escolas públicas, porém existem critérios em relação à escolha destes profissionais precisarão ser revistos pela SED (Secretaria de Educação do Estado).

Atualmente o movimento sindical da educação de MS não concorda com a maneira como a SED vem realizando a contratação dos coordenadores pedagógicos. De acordo com o presidente da Federação, Roberto Magno Botareli Cesar, a Secretaria está fazendo a contratação destes coordenadores de maneira ilegal. “A Legislação Estadual só permite a convocação de professores, não permite de maneira alguma a convocação de coordenadores pedagógicos e nem de funcionários administrativos e nós sabemos que a SED vem convocando estes coordenadores e nós não podemos permitir isso, por isso exigimos que os professores concursados, os efetivos, assumam esta função nas escolas públicas e que seja realizado um concurso público imediato para o preenchimento das vagas dos coordenadores pedagógicos por área, como é previsto em Lei”, afirma.

Para a secretária dos especialistas e coordenadores pedagógicos da FETEMS, Sueli Veiga Melo, o coordenador pedagógico exerce um papel fundamental nas escolas públicas, pois atende a comunidade escolar como um todo, por isso o movimento sindical exige que este profissional esteja preparado para exercer esta função. “Como colocamos no documento está função exige o constante exercício de estudar, pensar, descobrir, de saber para avançar nas ações, por isso aprovamos este documento que exige da SED uma postura mais séria em relação à contratação destes profissionais”, disse.

O documento será entregue para os representantes da SED, juntamente com o posicionamento em relação ao planejamento online, em uma reunião que a FETEMS irá agendar.

Confira o documento na íntegra:

Posição da FETEMS sobre a Coordenação Pedagógica na Rede Estadual de Ensino do Mato Grosso do Sul

Para que tenhamos uma educação de qualidade, para todos e todas, em todos os níveis, para que tenhamos a valorização dos profissionais da educação, a FETEMS e os seus 71 SIMTED’s filiados, consideram fundamental a Coordenação Pedagógica nas escolas públicas.

Sabemos que o papel do (a) coordenador (a) pedagógico (a) é fundamental, pois é ele (a) quem constrói com os professores (as) o seu trabalho diário. Sua função envolve uma atuação em grupo, pois atende, além dos professores (as), a direção, alunos, pais, mães e todos os setores de uma escola e, por esta razão, seu trabalho exige o exercício constante do estudar, do pensar, do descobrir e de saber o modo de avançar nas ações.

Consideramos de extrema importância a função tanto dos (as) coordenadores (as) pedagógicos (as), como do (a) coordenador (a) pedagógico (a) das salas de informática e do (a) coordenador (a) pedagógico (a) por área.

Tanto é que no ano de 2005, a FETEMS aprovou, que uma de suas bandeiras é a luta por concurso público para a função de (a) coordenador (a) pedagógico (a) e, desde então, vem batalhando por isso.

A FETEMS é favorável que se tenha coordenador (a) pedagógico (a) por área nas escolas, não em forma de “Projeto”, mas, de forma permanente.

A Secretaria de Educação do Estado fez as contratações dos (as) coordenadores (as) pedagógicos (as) por área de forma ilegal, porque, a Legislação Estadual só permite a CONVOCAÇÃO DE PROFESSORES;

A legislação estadual não permite a CONVOCAÇÃO DE COORDENADOR (A) PEDAGÓGICO (A) e nem de funcionários (as) administrativos;

A Secretaria de Educação do Estado poderia ter indicado/nomeado/lotado professores efetivos para a função de coordenador (a) pedagógico (a) por área, o que é previsto na Legislação.

Por considerar que é importante a função e o papel do coordenador (a) pedagógico (a) nas nossas escolas, a FETEMS vem publicamente reivindicar da Secretaria de Educação do Estado: Concurso público imediato para o preenchimento das vagas de coordenador (a) pedagógico e de coordenador (a) pedagógico (a) por área em todas as escolas.

Assinaram este documento a FETEMS e os seus 71 SIMTED’s filiados.

Fonte: Ascom/ FETEMS

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Prefeitura assina concessão com empresa de iluminação pública em Três Lagoas

Contrato de R$ 59,3 milhões prevê troca de lâmpadas antigas por LED, ampliação de pontos de luz e início imediato das obras para modernizar a infraestrutura urbana e garantir mais segurança à população.

Confira a agenda esportiva de Três Lagoas para este final de semana

Diversas modalidades movimentam os ginásios e campos de Três Lagoas com disputas entre equipes locais neste sábado(05) e domingo(06).

Três Lagoas marca presença em edição histórica das Paralimpíadas Escolares de MS

Evento acontece de 11 a 13 de julho em Campo Grande e deve reunir 350 estudantes de 17 municípios Três Lagoas será um dos 17...