21.1 C
Três Lagoas
domingo, 13 de julho, 2025

Apple investiga as condições de trabalho da Foxconn

Internacional – 20/02/2012 – 12:02

A Apple anunciou que a Fair Labor Association (FLA – Associação do Trabalho Íntegro) conduzirá auditorias especiais e voluntárias dos fornecedores finais de montagem de produtos da Apple, incluindo as fábricas da Foxconn em Shenzhen e Chengdu, na China, a pedido da Apple. Uma equipe de especialistas em direitos trabalhistas liderada pelo presidente da FLA, Auret van Heerden, começou as primeiras inspeções esta segunda-feira, pela manhã, na unidade de Shenzhen, conhecida como Foxconn City.

“Nós acreditamos que trabalhadores em qualquer lugar tem direito a um ambiente de trabalho seguro e íntegro, por isso pedimos à FLA uma avaliação independente do desempenho de nossos maiores fornecedores,” disse Tim Cook, CEO da Apple.

“As inspeções em andamento agora não tem precedentes na indústria eletrônica, tanto em escala e escopo, e agradecemos à FLA por aceitar esta iniciativa singular de identificar as fábricas em seus relatórios.”

Como parte desta avaliação independente, a FLA entrevistará milhares de trabalhadores sobre as condições de trabalho e moradia, abordando questões sobre saúde, segurança, compensações, horas de trabalho e comunicação com a gerência. A equipe da FLA inspecionará as áreas de fabricação, dormitórios e outras instalações, além de conduzir uma revisão extensa de documentos relacionados aos procedimentos para todos os níveis de funcionários.

Os fornecedores da Apple se comprometeram a cooperar completamente com a FLA, oferecendo acesso irrestrito às suas operações. As descobertas e recomendações da primeira avaliação da FLA serão publicados no início de março em seu site. Inspeções semelhantes serão conduzidas nas instalações da Quanta e da Pegatron posteriormente neste semestre. Quando finalizadas, as avaliações da FLA cobrirão as instalações onde mais de 90% dos produtos da Apple são montados.

A Apple tem auditado todas as fábricas de montagem em sua cadeira de suprimentos todos os anos, desde 2006, incluindo mais de 40 auditorias nas instalações de fabricação e montagem final da Foxconn. Detalhes do programa de responsabilidade de fornecedores da Apple, incluindo os resultados de mais de 500 auditorias em fábricas feitas pela Apple em toda sua cadeira de fornecedores nos últimos cinco anos estão disponíveis para consulta no site da Apple.

Em janeiro a Apple se tornou a primeira companhia de tecnologia a ser aceita para a Fair Labor Association. A FLA conduz monitoramentos e verificações independentes para garantir que os padrões de local de trabalho da FLA (FLA’s Workplace Standards) sejam seguidos onde quer que companhias associadas à FLA fabriquem seus produtos.

Fonte: bagarai

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Dez anos da LBI: Brasil ainda enfrenta barreiras na inclusão de pessoas com deficiência

A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI), também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), completou 10 anos...

Após feminicídios brutais, MS avança em projetos para expor histórico criminal de agressores

Manchetes trágicas marcaram o noticiário sul-mato-grossense em 2025: “Ex-marido que tentou matar mulher a tiros tinha mais de 8 passagens por violência doméstica”, “Noivo...

PM aborda dupla após denúncia de perturbação em ponto de ônibus em frente ao shopping de Três Lagoas

Na tarde deste sábado, 12 de julho, a Polícia Militar de Três Lagoas agiu rapidamente após receber uma denúncia de perturbação em um ponto...