32.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 8 de janeiro, 2026

Aposentados têm até 14 de fevereiro para solicitar ressarcimento de descontos indevidos do INSS

Prazo foi prorrogado pelo governo para ampliar o atendimento a beneficiários afetados por fraudes em cobranças associativas

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofreram descontos indevidos em seus benefícios têm até o dia 14 de fevereiro para solicitar o ressarcimento dos valores. O prazo, que terminaria em novembro, foi prorrogado pelo Ministério da Previdência Social para garantir que todos os beneficiários afetados consigam registrar o pedido.

O anúncio foi feito pelo presidente do INSS, Gilberto Waller, durante entrevista ao programa A Voz do Brasil. Segundo ele, cerca de 6,2 milhões de beneficiários já contestaram descontos não autorizados. Desse total, 4,1 milhões foram ressarcidos, com devolução que soma aproximadamente R$ 2,8 bilhões. A estimativa do governo é de que ainda existam cerca de 3 milhões de aposentados e pensionistas aptos a solicitar a devolução.

Os descontos indevidos vieram à tona após a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU). As investigações identificaram fraudes em Acordos de Cooperação Técnica firmados entre o INSS e entidades associativas, o que resultou, em abril, no afastamento de integrantes da cúpula do instituto.

Na entrevista, Gilberto Waller destacou o trabalho conjunto entre o INSS, a Advocacia-Geral da União (AGU), a CGU e a Polícia Federal para identificar os responsáveis, rastrear os recursos desviados e buscar a recuperação do dinheiro por meio de ações judiciais. “Há um esforço coordenado para garantir que os valores retornem aos beneficiários lesados”, afirmou.

Como solicitar o ressarcimento

Os pedidos de devolução podem ser feitos por meio dos canais oficiais do INSS:

  • Aplicativo ou site Meu INSS, com acesso pelo Portal Gov.br;
  • Telefone 135, com atendimento gratuito de segunda a sábado, das 7h às 22h;
  • Agências dos Correios, que oferecem suporte gratuito em mais de 5 mil unidades em todo o país.

A orientação do INSS é para que os beneficiários não deixem para a última hora e utilizem apenas os canais oficiais para evitar novos golpes.

Com informações Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Hospital Regional da Costa Leste Magid Thomé está entre os 100 melhores hospitais públicos do Brasil

Unidade localizada em Três Lagoas é uma das duas representantes de Mato Grosso do Sul em levantamento nacional inédito

Deptran inicia vistorias obrigatórias em veículos do transporte escolar de Três Lagoas

Inspeções semestrais garantem segurança dos alunos e autorizam apenas veículos aprovados a operar durante o período letivo A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do...

Eurides Silveira assume presidência da UTAM e promete fortalecer associações de bairro em Três Lagoas

Novo presidente destacou importância de parcerias, qualificação profissional e trabalho coletivo em entrevista à Caçula FM nesta quinta-feira, 08