Geral – 16/02/2013 – 13:02
Empresas brigam por funcionário experiente: 36% dos profissionais já receberam proposta. O mercado de trabalho está de portas abertas para os aposentados, que, por sua vez, estão dispostos a voltar à atividade.
Pesquisa feita pela Vagas Tecnologia, do site vagas.com, revela que 36% dos aposentados já receberam propostas de trabalho da própria empresa ou de outra concorrente.
“Falta mão de obra qualificada e a experiência adquirida pelos aposentados conta muito em diversos setores de atividade”, disse Fernanda Diez, gerente de relacionamento da Vagas Tecnologia.
Engenheiros, administradores de empresa e vendedores são os profissionais aposentados mais valorizados.
Com 35 anos de experiência no Metrô de São Paulo, o engenheiro Peter Alouche recebeu diversas propostas de trabalho quando se aposentou e hoje é sócio de uma empresa de consultoria para o setor. “Eu me formei em 1965 pelo Mackenzie e fiz especialização na Suíça. Em 1972, entrei no Metrô. Fui responsável pelo projeto da rede elétrica da Linha Azul. Era o início das obras.”
Depois que se aposentou, Alouche foi consultor do Banco Mundial, da Agência Francesa de Desenvolvimento e de grandes construtoras. “Ainda quero trabalhar na instalação do trem de alta velocidade no Brasil.”
Para Fernanda Diez, responsável pela pesquisa, o aposentado mais visado pelo mercado de trabalho é o que fez cursos de qualificação, domina outros idiomas e aprendeu a usar as novas tecnologias. “O aposentado bem preparado tem uma visão de mercado que o torna um profissional muito atrativo para as empresas.”
Perfil/ Em média, o trabalhador brasileiro completa o tempo mínimo de contribuição para se aposentar aos 53 anos de idade. A pesquisa apontou que 48% dos aposentados têm como objetivo retornar ao mercado de trabalho.
“O resultado surpreendeu positivamente e nos mostrou que esse profissional está bastante motivado e disposto a encarar novos desafios profissionais”, conclui Fernanda.
A renda média dos 4,8 milhões de aposentados por tempo de contribuição pelo INSS é de R$ 1.502.
Fonte: Diário de SP


