A confirmação do paradeiro das filhas do Sr. Luiz Joaquim se deu através da ajuda de uma três-lagoense voluntária do projeto Mães da Sé.
20/11/2019 11h50
Por: Mirela Coelho
TRÊS LAGOAS (MS) – Após o apelo de um pai relatando o desejo de reencontrar as filhas, que não vê há mais de 30 anos, chegar ao programa Toninha Campos, a reportagem da Rádio Caçula iniciou a coleta de informações e através de uma matéria o desejo do senhor Luiz Joaquim foi realizado.
No início desta semana, Luzielma, filha do segundo casamento do senhor Luiz, nos informou que após a publicação da matéria que contava um pouco da trajetória de seu pai e com algumas informações sobre o possível paradeiro das irmãs, surtiu efeito. E durante o feriado prolongado, uma pessoa que viu a notícia na mídia entrou em contato com ela e passou o telefone de uma moça com o mesmo nome divulgado.
Em uma mistura de felicidade e apreensão, Luzielma entrou em contato com a pessoa e teve a alegria em confirmar que era sim a sua irmã, Maria Luiza do outro lado da linha.
Durante a conversa e troca de informações, Luzielma relatou que a antiga família de seu pai ainda estava morando no mesmo bairro, no Vila Alegre, mas que junto com a felicidade veio a triste notícia que a sua outra irmã, Luzinete, já não era mais viva.
Luzielma nos relatou que o pai ao receber a confirmação do paradeiro da filha foi só felicidade não tão plena devido à perda da outra filha.
Nesse momento, a família está em contato, se conhecendo melhor e estreitando os laços e, em um futuro breve planejando um encontro.
Investigação do paradeiro e as boas novas
Após a publicação da matéria e a divulgação dos nomes e do provável bairro em que as filhas do senhor Luiz Joaquim antigamente residiam, uma três-lagoense voluntária do projeto Mães da Sé e a Lindalva Matos acionou a rede solidária para tentar ajudar a encontrar as irmãs e realizar o desejo do de um pai.
Em contato com a voluntária, fomos informados que a divulgação dos nomes e da localização foi crucial para a rápida localização. Salientou ainda, que a sorte também ajudou, pois há casos em que as investigações acabam dando em um beco sem saída.
O pedido de ajuda
Luzielma, filha do segundo casamento do senhor Luiz Joaquim da Luz (75), entrou em contato com o programa Toninha Campos solicitando ajuda para realizar o sonho do pai que é reencontrar as filhas do primeiro casamento, Maria Luiza Ferreira Luz e Luzinete Ferreira Luz, que após a separação ficaram em Três Lagoas com a mãe Maria Helena.
Segundo Luzielma, como seu pai viajava muito devido ao trabalho, conheceu uma mulher em Três Lagoas (MS), Maria Helena, e estabeleceu família na cidade. E do casamento nasceram duas meninas, Maria Luiza Ferreira Luz e Luzinete Ferreira Luz.
No entanto, o casamento chegou ao fim, e o pai de Luzielma se separou deixando as filhas, ainda adolescentes, em Três Lagoas (MS) sob os cuidados da mãe e retornou para o seu estado de origem, o Piauí.
Devido à distância, Luiz perdeu o contato com as filhas. Devido a idade, o idoso não se lembra de muita coisa, mas conta que a primeira família morava no bairro Vila Alegre, em Três Lagoas (MS).
Diante do sonho do pai em reencontrar as filhas, Luzielma entrou em contato com a Rádio Caçula e solicitou ajuda. Porém, a falta de fotos e mais informações tem sido a maior barreira para que as irmãs sejam encontradas. Assim, ela pede que a população de Três Lagoas (MS) se sensibilize e ajude a encontrá-las.
