22 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Após tragédia com balsa, primeiro-ministro da Coréia do Sul renuncia

28/04/2014 – Atualizado em 28/04/2014

Ministro assumiu responsabilidade pela tragédia que resultou na morte e desaparecimento de cerca de 300 pessoas

Por: MS Record

O primeiro-ministro da Coréia do Sul, Chung Hong-won, renunciou ao cargo hoje (27) após assumir a responsabilidade pela tragédia relacionada ao naufrágio de uma balsa, que resultou na morte e desaparecimento de aproximadamente 300 pessoas. Segundo informações da Xihuan, agência de notícias oficial chinesa. O premier sul-coreano disse que a coisa certa a fazer é “assumir a responsabilidade e renunciar”, em entrevista à imprensa em Seul.

Chung Hong-won admitiu também que existem muitas “irregularidades e malfeitos na sociedade sul-coreana” os quais ele disse “esperar que sejam corrigidos para que acidentes como esse não ocorram novamente”.

A presidenta da Coréia do Sul, Park Geun-hye recebeu o pedido de demissão de Chung, mas disse que ele só deixará o cargo após o fim das buscas por sobreviventes da tragédia que ocorreu no último dia 16. Segundo porta-voz presidência da república da Coréia, Min Kyung-wook, a presidenta Park aceitou a renúncia, mas considerou que concluir a operação de resgate é a questão mais importante no momento. A presidenta precisará reformular todo o seu gabinete após a saída do primeiro ministro.

A decisão de Chung Hong-won de renunciar foi vista pela oposição no país como um ato de irresponsabilidade e covardia. Na opinião do líder oposicionista Ahn Cheol-soo ele estaria “abandonando a situação”. O primeiro-ministro já vinha sendo hostilizado por amigos e parentes das vítimas em suas aparições nas operações de busca.

A balsa de mais de 6 mil toneladas naufragou quando se dirigia para a ilha de veraneio de Jeju, a Oeste de Seul. Inicialmente 180 pessoas morreram, mas 110 continuam desaparecidas, sendo a maioria das vítimas estudantes. A maior tragédia marítima da história da Coréia do Sul provocou críticas da população ao governo, que foi considerado falho durante as operações de resgate, e à companhia que operava a balsa, que é acusada de negligência e abandono dos passageiros.

Foto: EM.com

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende mais de 450 kg de drogas escondidas em carga de milho em Três Lagoas (MS)

Os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização na BR-262, quando abordaram um conjunto de veículos de carga. Durante a entrevista, o motorista apresentou informações contraditórias...

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...

Benefícios do INSS: confira as datas de pagamento de agosto

Pagamentos começam no dia 25 e seguem ordem tradicional O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de depósitos referente ao mês de agosto de...