18.9 C
Três Lagoas
segunda-feira, 18 de agosto, 2025

Após temporal e estragos, Prefeitura vai decretar situação de emergência em Ribas

Relatório final contendo todos prejuízos e o número de pessoas atendidas deve ser concluído nesta sexta

18/10/2019 18h09
Por: Mirela Coelho

RIBAS DO RIO PARDO (MS) – Um dia após a tempestade atingir Ribas do Rio Pardo e deixar rastros de destruição onde casas foram destelhadas deixando várias famílias desabrigadas, causando alagamentos e quedas de árvores que foram registradas, a prefeitura da cidade vai decretar estado de emergência pelos próximos 90 dias, contando a partir da próxima segunda-feira (21).

O relatório para que se origine o decreto deverá ser concluído ainda nesta sexta (18). Nesta manhã, o chefe da Defesa Civil, Eraldo Loures, secretários e o prefeito Paulo Tucura estiveram reunidos para discutir melhorias na cidade. “Nós concordamos que vamos atender todo o pessoal e nós também estamos preparando o decreto”, afirmou Eraldo.

Pelos próximos dois dias, as famílias que foram desabrigadas e que somam 50 até o momento, segundo a Defesa Civil, estarão sendo atendidas com o auxílio dos órgãos. Nessa ajuda, estão sendo distribuídos cestas básicas, cobertores, além de auxílio com assistência social.

“Creio que até o final do dia vou ter fechado o atendimento e vou ter todos os números fechados e já prontos com a orientação da Defesa Civil para o decreto do prefeito. Foram tantas casas, foram tantos atendimentos. Nós resolvemos repassar nos locais que passamos e visitar mais alguns bairros para ver se não ficou ninguém sem ser atendido”.

A previsão meteorológica, segundo Eraldo Loures, indica uma possível precipitação para o próximo domingo e levanta um alerta para a cidade, mas explica que todas as equipes estão preparadas para eventuais fenômenos que contou com a ajuda e orientação da Defesa Civil do Estado.

Medo em Ribas de Rio Pardo

Na quinta-feira (17), a cidade de Ribas do Rio Pardo, foi alvo de uma forte tempestade que causou destelhamentos, alagamentos e quedas de árvore. A parte alta da cidade foi a mais afetada com a forte chuva e vento. Cerca de 14 famílias precisaram ser realojadas e muitos locais tiveram grandes danos materiais.

A tempestade durou exatas meia hora, mas foi o suficiente para causar medo, destruição e deixar os moradores com pavor, mas também mostrou que a solidariedade fala mais alto mesmo em momentos de tensão.

Em um lugar sem infraestrutura, cheio de barracos e casinhas de madeira, os moradores se dizem ‘esquecidos’ pelo poder público. Então, na hora do desespero, o jeito é pedir socorro aos vizinhos e a solidariedade marca presença.

Conforme informado pelo meteorologista Natálio Abrão, da Uniderp, foram 35,2 mm de chuva em 19 minutos e os ventos chegaram aos 131,04 Km/h, sendo mais forte do ano registrado no Estado até o momento. Além disso foi registrada a queda de 193 raios em apenas 25 minutos de chuva, e em meia hora a umidade relativa do ar subiu para 98% na cidade.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende mais de 450 kg de drogas escondidas em carga de milho em Três Lagoas (MS)

Os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização na BR-262, quando abordaram um conjunto de veículos de carga. Durante a entrevista, o motorista apresentou informações contraditórias...

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...

Benefícios do INSS: confira as datas de pagamento de agosto

Pagamentos começam no dia 25 e seguem ordem tradicional O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de depósitos referente ao mês de agosto de...