24.7 C
Três Lagoas
domingo, 17 de agosto, 2025

Após STF pedir, TRF-4 derruba súmula que permitia prisão após 2ª instância

TRF-4 suspendeu hoje os efeitos de uma súmula que permitia a prisão de réus condenados em segunda instância

27/11/2019 08h27
Por: Deyvid Santos

BRASIL – O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) suspendeu hoje os efeitos de uma súmula que permitia a execução da pena de réus condenados após julgamento em segunda instância.

A decisão foi monocrática, isto é, tomada por apenas um membro do Tribunal — no caso, desembargador Luís Alberto d’Azevedo Aurvalle, o vice-presidente dessa Corte, que deverá referendar a medida em julgamento colegiado.

O TRF-4 atendeu pedido da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia para que o tribunal reconsiderasse a súmula, posto que o STF decidiu que a pena só pode ser executada após o trânsito em julgado dos processos — quando todos os recursos cabíveis já foram apresentados.

A súmula 122, derrubada hoje por Aurvalle, afirmava que “encerrada a jurisdição criminal de segundo grau, deve ter início a execução da pena imposta ao réu, independentemente da eventual interposição de recurso especial ou extraordinário”. O texto foi aprovado pelos desembargadores do TRF-4 em dezembro de 2016. À época, o entendimento do Supremo era pela permissão da prisão após condenação em segundo grau.

Segundo o TRF-4, o desembargador também determinou que a suspensão da súmula seja comunicada a todos os desembargadores que compõem a 4ª Seção (órgão colegiado formado pelas 7ª e 8ª Turmas da corte) e a todas as varas criminais da 4ª Região, incluindo as de execução penal.

Quem vai ser solto?

A nova jurisprudência da corte permitiu a soltura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB), entre outros condenados em tribunais colegiados.

Com as solturas do ex-presidente, do ex-ministro Zé Dirceu (PT) e o alvará obtido pelo ex-tesoureiro João Vaccari Neto (PT), que já estava em prisão domiciliar, outras 35 pessoas que estão presas podem ser soltas após a suspensão da súmula, conforme levantamento do Ministério Público Federal no Paraná.

Entre estes outros possíveis beneficiados estão:

• o empresário José Carlos Bumlai
• o ex-executivo da Petrobras Renato Duque
• o empresário Ronan Maria Pinto
• o doleiro Enivaldo Quadrado
• o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares
• o ex-tesoureiro do PP João Cláudio de Carvalho Genu

Decisão não liberará ‘pedófilos e estupradores’

A decisão do STF sobre a execução da pena não afetará casos de crimes violentos como pedofilia e estupro. Tampouco crimes que tiveram grande repercussão, como os casos de Alexandre Nardoni, Suzane von Richthofen e do goleiro Bruno.

O entendimento do Supremo não se aplica a quem teve a prisão preventiva decretada, como acontece com pessoas que são consideradas perigosas, que podem fugir ou tumultuar o processo, por exemplo. Também não vale para aqueles que já tiveram todos os recursos possíveis analisados pela Justiça —o chamado trânsito em julgado.

Nardoni, Richthofen, o goleiro Bruno e o ex-deputado Eduardo Cunha, por exemplo, foram presos preventivamente e, por isso, não responderam aos processos em liberdade. As condenações de Nardoni e Richthofen, além disso, já transitaram em julgado, isto é, não têm mais recursos possíveis a serem analisados. Apesar de hoje cumprir pena em regime domiciliar, o goleiro Bruno também não será afetado pela decisão do STF.

Informações do site Uol

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

PRF apreende mais de 450 kg de drogas escondidas em carga de milho em Três Lagoas (MS)

Os policiais rodoviários federais realizavam fiscalização na BR-262, quando abordaram um conjunto de veículos de carga. Durante a entrevista, o motorista apresentou informações contraditórias...

Três Lagoas convoca aprovados em seletiva para exames e entrega de documentos

Candidatos devem apresentar exames médicos e documentação nas datas previstas; ausência pode resultar em perda da vaga A Prefeitura de Três Lagoas convocou os aprovados...

Benefícios do INSS: confira as datas de pagamento de agosto

Pagamentos começam no dia 25 e seguem ordem tradicional O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o calendário de depósitos referente ao mês de agosto de...