37.1 C
Três Lagoas
sábado, 17 de janeiro, 2026

Após seis meses, direitos dos domésticos aguardam regulamentação

03/10/2013 – Atualizado em 03/10/2013

Por: Assessoria

O Congresso Nacional ainda não regulamentou alguns dos direitos assegurados pela Emenda Constitucional 72 aos trabalhadores domésticos, aprovada no dia 2 de abril. O Senado aprovou em julho o projeto de regulamentação que foi encaminhado para votação na Câmara dos Deputados. A “PEC das Domésticas”, como é conhecida, estendeu aos empregados domésticos direitos já garantidos aos demais trabalhadores, mas que ainda não estão sendo efetivados por falta de regulamentação como seguro-desemprego, indenização por demissão sem justa causa, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), salário-família, adicional noturno, auxílio-creche e seguro contra acidente de trabalho.

Os direitos como salário-mínimo, décimo-terceiro salário, repouso semanal remunerado, férias, licença-gestante e licença-paternidade, aviso-prévio e aposentadoria já eram garantidos pela Constituição a todos os trabalhadores. Para o presidente da Comissão dos Advogados Trabalhistas da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mário Cezar Machado Domingos, a demora na regulamentação dos demais direitos talvez seja, segundo ele, um reflexo da votação precipitada de uma PEC “que não foi amplamente discutida”.

O advogado explica que a única mudança significativa, já em vigor, é quanto à jornada de trabalho semanal de 44 horas e o pagamento de hora extra. “Até o momento apenas a jornada de trabalho de 8h diárias e 44 semanais causou maior preocupação, fazendo com que alguns empregadores adotassem o cartão ponto como medida preventiva e até mesmo regularizasse a situação desses funcionários”, finaliza.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MS entrega e anuncia R$ 33 milhões em investimentos para Três Lagoas

Ao todo, os recursos contemplando áreas essenciais como saneamento básico, infraestrutura urbana e mobilidade

Apóstolo Francisco destaca fé, acolhimento social e restauração de famílias em entrevista à Caçula FM

Líder da Assembleia de Deus Monte Carmelo falou sobre esperança, projetos sociais e desafios espirituais no início de 2026 durante o programa Hora da...

DAM registra média de três casos por dia de violência doméstica em Três Lagoas

Entre os dias 5 e 17 de janeiro, 41 ocorrências foram registradas na DAM, onde em 2025, cidade teve mais de 1,3 mil casos e recorde de medidas protetivas