24.1 C
Três Lagoas
domingo, 31 de agosto, 2025

Após quatro anos, Guardiola dá adeus ao Barcelona

Esporte – 27/04/2012 – 09:04

Treinador apontou o desgaste sofrido nos últimos anos como motivo para saída

Um dos técnicos mais vitoriosos dos últimos tempos, Josep Guardiola deixou o Barcelona nesta sexta-feira (27). Em coletiva de imprensa, o treinador – emocionado – decretou o fim de sua passagem cheia de glórias pelo clube espanhol, mas não revelou seu destino. Seu auxiliar, Tito Vilanova, assume a função.

Guardiola apontou como motivo para sua saída o cansaço e o desgaste que sofreu nos quatro anos que esteve à frente do Barcelona.

  • Um treinador precisar ter energia necessária para motivar os jogadores, eu tenho que recuperá-la.

Antes de comunicar à imprensa sua saída, Guardiola reuniu os jogadores para esclarecer os motivos de sua saída. “Garotos, vou embora”, afirmou ao ter a atenção de todos, segundo informou a mídia espanhola.

Apesar de ter confirmado somente nesta sexta-feira que deixaria o clube, Guardiola afirmou que a decisão já havia sido tomada há algum tempo.

  • Já havia comunicado ao presidente que o final do meu ciclo estava perto, mas não podia dizer aos jogadores, para evitar reações desastrosas. Agora creio que é o momento, já que estamos fora das competições importantes.

Em quatro anos no comando técnico do Barcelona, levou o time à conquista de 13 títulos, dos 17 disputados. Ganhou seis deles (Liga dos Campeões, Supercopa da Espanha, Supercopa da Europa, Liga Espanha e o Mundial de Clubes) em apenas uma temporada.

Foi duas vezes campeão da Liga dos Campeões, torneio do qual foi eliminado na terça-feira (24) e antecipou sua saída do Barcelona. Também venceu três vezes o torneio nacional da Espanha.

Conseguiu controlar um time cheio de estrelas, entre eles o maior jogador do mundo nos últimos três anos, Lionel Messi. Praticamente comandou a base da seleção espanhola, campeã do mundo em 2010, na África do Sul.

Com um currículo cheio de conquistas, Guardiola passou a ser cobiçado pelos grandes times do planeta. Não faltaram sondagens e propostas milionárias. Por vezes foi cotado para comandar as principais equipes, como Chelsea, os dois times de Manchester (City e United) e o milionário francês Paris Saint-Germain.

Carreira

Josep Guardiola tem uma história íntima com o Barcelona. Foi o clube onde passou a maior parte de sua vida, tanto como jogador quanto como técnico.

Começou no clube nas categorias de base, em 1983, e ficou até 2001, quando saiu para se aventurar pela Itália (Brescia e Roma), Catar (Al-Ahli) e México (Dorados).

Voltou ao Barcelona em 2007 para comandar o time B. Foi promovido à equipe principal um ano depois.

Fonte: R7

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Com saldo positivo de 3.023 empregos em julho, MS mantém crescimento do mercado formal de trabalho

Mato Grosso do Sul registrou em julho um saldo positivo de 3.023 postos de trabalho formais, segundo dados do Observatório do Trabalho de MS,...

Com gestão rigorosa de resíduos, Hemosul é referência em sustentabilidade e segurança ambiental e do trabalho

A implementação de práticas seguras tem refletido diretamente na segurança no trabalho sem registro de acidentes relacionados ao manuseio de resíduos desde 2010 A Rede...

Mato Grosso do Sul é destaque nacional em emprego e qualificação da mão de obra, aponta ranking CLP

Mato Grosso do Sul alcançou a 2ª posição nacional no pilar Capital Humano do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de...