Economia – 14/02/2012 – 08:02
A Apple anunciou, nesta segunda-feira (13), a contratação de uma associação trabalhista para fazer inspeções independentes nas condições das fábricas que prestam serviços à empresa. No último dia 9, ativistas entregaram duas petições com 250 mil assinaturas em seis lojas da Apple nos EUA, Reino Unido, Austrália e Índia, em protesto contra as condições de trabalho da empresa na China.
“A associação Fair Labor Association conduzirá auditorias especiais e voluntárias em fábricas de montagem da Apple, incluindo a Foxconn em Shenzhen e Chengdu, na China”, diz o comunicado da Apple, que completa que os procedimentos já começaram nesta segunda-feira.
“Acreditamos que trabalhadores em todo o mundo têm direito de estar em um ambiente seguro e justo e, por isso, pedimos a FLA que avalie de forma independente os nossos maiores fornecedores”, afirmou Tim Cook, CEO da Apple, segundo o comunicado divulgado pela companhia. “As inspeções que estão sendo feitas agora não têm precedentes na indústria de eletrônicos.”
De acordo com a Apple, a FLA entrevistará milhares de funcionários sobre tópicos como as condições de moradia e trabalho, suas compensações, horas trabalhadas e comunicação com a gerência. Também serão inspecionadas as áreas de fabricação, os dormitórios e outros ambientes. A companhia afirma que seus fornecedores irão cooperar completamente com a associação.
A companhia fundada por Steve Jobs também informou que faz auditorias anuais em sua cadeia de fornecimento desde 2006.
Fonte: G1