14.5 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de julho, 2025

Após parecer de Eduardo Rocha, projeto que reduz ICMS da luz vai para sanção

Após o parecer favorável, emitido e lido na CCJR (Comissão de Constituição, Justiça e Redação), pelo deputado Eduardo Rocha, o projeto de Lei que prevê a redução de cobrança nas alíquotas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), nas faturas de energia elétrica enquanto durar a escassez hídrica foi aprovado em segunda votação e segue para sanção.

Este período é definido pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e foi estipulado em função da seca extrema que assola Mato Grosso do Sul. Este projeto de Lei 267/2021, complementa a Lei Estadual 5.707/2021, também aprovada pela Assembleia, que já diminuiu o valor do ICMS quando a Aneel fixar a bandeira vermelha na conta de luz.

A proposta chegou à Casa de Leis em regime de urgência, e segundo o deputado Eduardo Rocha, devido a sua importância e necessidade. Desta forma, ainda segundo Rocha, os parlamentares agiram e trabalharam com rapidez para que quanto antes a redução chegue no bolso da população.

Para que se torne Lei e seja colocado em prática, o projeto só depende, agora, da sanção do governador do Estado, Reinaldo Azambuja, que deve o fazer nos próximos dias.

De acordo com o Governo do Estado, a nova cobrança faria o consumidor pagar R$ 14,20 extras a cada 100 quilowatts (kWh) consumidos. Assim, o projeto prevê a redução na alíquota do ICMS, o que equivale ao Estado abrir mão de receita de cerca de R$ 36 milhões a cada trimestre.

Mariana Anjos / Assessoria

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Jacaré ataca cadela na Lagoa Maior e moradores temem risco a crianças

Ataque ocorreu na sexta-feira (4); protetoras resgataram cadela e pedem ação imediata das autoridades Um jacaré atacou uma cadelinha nas margens da Lagoa Maior, em...

Suzano abre vagas exclusivas para pessoas com deficiência em Três Lagoas e Brasilândia

A empresa Suzano, referência global na produção de celulose, está com inscrições abertas para cinco vagas exclusivas para pessoas com deficiência (PCDs) nos municípios...

Câmara Municipal adia sessão ordinária em respeito ao falecimento da ex-vereadora Marlene Martinho

A Câmara Municipal de Três Lagoas informou que a sessão ordinária prevista para esta terça-feira (8) foi adiada para quarta-feira (9), às 8h, em...