22.5 C
Três Lagoas
quinta-feira, 22 de maio, 2025

Após mais de 4h de prova, estudante esquece de marcar cartão no Enem

Educação – 03/11/2012 – 18:11

Após mais de quatro horas de prova no primeiro dia do Enem, a estudante Alice Garcia, de 18 anos, deixou o prédio da Universidade do estado do Rio de Janeiro (Uerj), chorando e amparada por amigos, no fim da tarde deste sábado (3). Nervosa, ela conta que esqueceu o principal: marcar o cartão resposta.

“Eu fiz o impossível: esqueci de marcar o cartão. Estava muito nervosa, passando mal, exausta e entreguei a prova sem perceber”, contou a estudante, acrescentando que, após perceber o erro, voltou na sala onde fez a prova, mas foi impedida de entrar pelo fiscal. “Depois que a gente sai da sala, não pode mais voltar”, conta a jovem que pretende cursar arquitetura.

‘Chutei todas as questões’, diz 1ª a sair

Por volta das 15h, os estudantes começaram a sair. Na Uerj, a candidata ao curso de contabilidade, Andressa da Silva, de 18 anos, confessou que “chutou todas as questões”.

Ela justificou que estava cansada, já que passou a noite anterior em uma festa na quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro. A saída dos estudantes foi liberada a partir das 15h. O primeiro dia de provas termina às 17h30. 

“Estou pernoitada porque estava no Salgueiro e ainda tenho que trabalhar hoje. Estou bem cansada. Chutei todas as questões”, disse a jovem.

A estudante Amanda Igreja, 17 anos, também foi uma das primeiras a sair. Ela contou que estava nervosa, por isso, acredita que não conseguiu fazer uma boa prova.

“Não li a prova direito e não respondi direito. Chutei quase todas “, contou a jovem.

Cinco minutos após o início da prova, Amanda Freitas, de 18 anos, tentou pular os portões da Uerj. Desesperada por perder o exame, ela foi contida por seguranças que fecharam os portões pontualmente às 13h.

“Eu moro aqui pertinho, na Tijuca, achei que o trânsito estava ótimo, mas acabei me dando mal. Estou triste e decepcionada também. Quero prestar vestibular para odontologia e agora sem o Enem tudo vai ficar mais complicado. Mas os seguranças estão certos em não me deixar entrar, afinal, tinha horário estipulado”, disse a jovem.

Provas sábado e domingo

Neste sábado, serão 90 questões, que devem ser resolvidas em até quatro horas e meia. No domingo, mais 90 questões e a redação, que devem ser feitas no prazo máximo de cinco horas e meia.

Para não perder pontos, é importante distribuir bem esse tempo. “É uma prova que é um jogo de estratégia. O aluno tem que lembrar que ele tem 3 minutos pra cada questão. e ele não pode perder 4, 5 minutos nas primeiras, porque ele perde muito tempo e depois ele tem que chutar as questões”, explica o professor Renato Pelizzari.

Fonte: Do G1

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Casa do Trabalhador de TL está com 185 vagas de empregos disponível nesta quinta-feira (22)

Você está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho? Então fique ligado nas vagas disponíveis na Casa do Trabalhador de Três...

Entenda as mudanças na nova política de educação a distância no Brasil

O Ministério da Educação (MEC) publicou novas diretrizes para a oferta de cursos de graduação a distância, com foco na melhoria da qualidade do...

Mega-Sena: sorteio hoje com prêmio estimado em R$ 3,5 milhões

O sorteio das seis dezenas do concurso 2.866 da Mega-Sena será realizado a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço da Sorte, situado...