20.4 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de abril, 2026

Após estoque zerar, MS recebe 45 mil vacinas da covid-19 para crianças e adolescentes

Ao todo, serão 30 mil doses da Pfizer Baby e 15 mil da Pfizer pediátrica.

MIDIAMAX – Depois de Mato Grosso do Sul registrar falta de vacinas contra a covid-19 para crianças e adolescentes, 45 mil doses exclusivas para o público estão previstas para chegar a Mato Grosso do Sul até o fim da tarde desta terça-feira (31). Ao todo, serão 30 mil doses da Pfizer Baby e 15 mil da Pfizer pediátrica. 

De acordo com a SES (Secretaria Estadual de Saúde), o voo com as vacinas pousará no aeroporto de Campo Grande e a previsão é de que, até às 17h, os imunizantes sejam recebidos na sede da Ceve (Coordenadoria Estadual de Vigilância Epidemiológica) da SES.

Os imunizantes serão entregues aos municípios na quinta-feira (2), a partir das 7h30, com distribuição na Ceve. Das 30 mil doses da Pfizer Baby, 10 mil serão para primeira aplicação e o restante, armazenado e entregue conforme demanda das prefeituras para segunda e terceira dose. Todas as 15 mil doses da Pfizer pediátrica serão distribuídas entre as cidades.

Para a Coordenadora Estadual de Vigilância Epidemiológica da SES, Ana Paula Rezende de Oliveira Goldfinger, as vacinas destinadas ao público infantil chegam em boa hora. “Representa a oportunidade de ofertar a continuidade dos esquemas já iniciados e possibilidade de iniciar novos esquemas. Ressalto que não é indicado a intercambialidade de vacinas para crianças, então, o indicado é manter o esquema vacinal com o mesmo imunizante de laboratório. Com a falta de imunizantes algumas crianças não finalizaram os esquemas, então aproveitemos o momento para isso”, comentou.

Ana Paula ainda destaca a importância da manutenção do calendário vacinal, seja das campanhas de Covid-19, Influenza ou das doses disponíveis nas salas de vacina. É importante fazer a manutenção do calendário vacinal, em especial neste momento de retorno às aulas, onde o convívio interpessoal se acentua”, finaliza.

Recomendações

A Pfizer Baby é indicada para crianças de seis meses a dois anos, 11 meses e 29 dias, com ou sem comorbidades. O esquema de vacinação primário é composto por três aplicações com um intervalo de quatro semanas entre uma dose e outra. A terceira dose precisa de um espaço de oito semanas, após a última vacina.

Já a Pfizer Pediátrica é indicada para crianças de 5 a 11 anos de idade. O esquema de vacinação primário é composto por duas doses, sendo a D1 e D2 aplicadas com um intervalo de oito semanas entre uma dose e outra. Já a dose de reforço deve ser aplicada com um espaço de quatro meses, após a administração da segunda dose.

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Operação em Brasilândia prende suspeito com madeira furtada escondida em matagal

Homem de 45 anos foi preso em flagrante após denúncia anônima levar policiais a cerca de 70 m³ de eucalipto de origem suspeita, avaliados em mais de R$ 10 mil

PRF apreende 20 mil maços de cigarros contrabandeados na BR 262

Carga de origem estrangeira foi encontrada em caminhão durante fiscalização em Água Clara e encaminhada à Polícia Federal em Três Lagoas

‘Dia Nacional da Biblioteca’ reforça papel cultural e social da leitura em Três Lagoas

Bibliotecária destaca que espaços vão além dos livros e atuam como centros de inclusão, conhecimento e resistência em meio ao avanço digital