33.6 C
Três Lagoas
terça-feira, 7 de maio, 2024

Após dois anos, trens de carga voltam a circular entre Três Lagoas e Corumbá

07/08/2017 08h11

ANTT exigiu cumprimento de contrato da concessionária Rumo, em discussão desde 2015

Por: Valdecir Cremon

Depois de dois anos de paralisação, a empresa Rumo retomou as operações de trens em todo o trecho sul-mato-grossense, especialmente entre Corumbá e Três Lagoas. Segundo o governo do Estado, as operações foram retomadas há pouco menos de dois meses, depois de intervenção da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

A retomada do transporte ferroviário de cargas recomeçou com nível de transporte menor que o previsto devido à necessidade de manutenção nos trilhos, principalmente para a troca de dormentes da ferrovia.

Atualmente, a companhia opera o transporte de cargas com três contratos: o da empresa Fibria, para o transporte de celulose de Três Lagoas para o porto de Santos (SP); da Siderúrgica Vale, da planta industrial até o Porto Esperança, num trecho de 70 quilômetros, e outro da Arcelor Mittal, entre Bauru (SP) e Corumbá.

A empresa também chegou a transportar cargas de celulose com a Eldorado Brasil, por meio do terminal de Aparecida do Taboado, mas o contrato foi suspenso por dificuldades na manutenção da ferrovia.

RETORNOA volta do tráfego de trens entre a região central do Estado de São Paulo e Corumbá deverá viabilizar o transporte de combustíveis, paralisado desde 2015. Trens usados no transporte de celulose e minério poderão ter composições com vagões de diesel, etanol e principalmente gasolina.

Conforme levantamento feito pelo governo estadual, a capacidade atual da malha ferroviária de Mato Grosso do Sul é de 5 milhões de toneladas por mês. Porém, poderá chegar a 14 milhões de toneladas com a recuperação do trecho de cerca de mil quilômetros, que tem custo estimado em R$ 1,9 bilhão.

Em 2016, a empresa e o governo estadual chegaram a iniciar uma negociação para uma parceria em torno da recuperação do trecho, que não avançou. Com o governo federal, a Rumo mantém negociação para antecipar a renovação do contrato de concessão da ferrovia, na malha oeste, antes por mais 30 anos, antes do vencimento previsto para 2025.

Mapa produzido pela Rumo mostra o trajeto de trens entre Três Lagoas e Corumbá. (Foto: Reprodução)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Motociclista tem escoriações após batida com carro no Centro

Vítima foi socorrida após acidente pelo resgate do Corpo de Bombeiros.

Aprovado projeto de redução de 60% do IPVA a representantes legais de pessoas com deficiência.

Na sessão desta terça-feira, os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) o Projeto de Lei 12 de 2024, proposto...

Defesa Civil alerta sobre possível transbordamento de rios em Alagoas

A ocorrência de chuvas intensas desde a segunda-feira (6) em Alagoas levou a Defesa Civil e a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos...