19.6 C
Três Lagoas
segunda-feira, 12 de maio, 2025

Após dias de ameaças no presídio, Raul Freixes é levado ao UPA onde é amarrado e sedado

30/08/2013 – Atualizado em 30/08/2013

Por: Midiamax

O ex-prefeito de Aquidauana e ex-deputado estadual Raul Freixes, preso no regime aberto de Campo Grande na Vila Sobrinho, foi levado às pressas na noite desta quarta-feira (28), para o Upa (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida após sofrer fortes convulsões.

De acordo com o advogado Douglas de Oliveira Santos, Freixes que está sedado e amarrado, teve um diagnóstico médico de agitação psicomotora, sensação de morte iminente e alucinação auditiva. “Chegou gritando que queriam matá-lo e chamava por sua mãe que já morreu”, conta o advogado.

Freixes que foi levado ao UPA Vila Almeida por três internos e dois agentes foi sedado e está amarrado para que não se debata. “Tem três dias que ele não dorme”, disse um dos detentos a respeito da pressão que os outros internos estão fazendo.

O ex-prefeito de Aquidauana está preso desde domingo (25) por desvio de dinheiro público, estaria sendo ameaçado por detentos do presídio de regime aberto em Campo Grande, segundo o advogado dele, Douglas de Oliveira Santos.

Freixes apresentou durante algum tempo o programa policial ‘O Povo na TV’, na antes TV Campo Grande, hoje SBT MS e mostrava matérias policiais com apelo sensacionalista, emitindo opinião sobre os autores de delitos dos quais as notícias tratavam. Agora, também na cadeia, Freixes tem medo.

Ainda segundo a defesa, o ex-político e apresentador de TV toma uma série de medicamentos por conta de uma depressão profunda e síndrome do pânico. O advogado inclusive garante que temo o risco de o cliente cometer suicídio.

Prognóstico que inclusive foi atestado pelo médico psiquiatra Juberty de Souza nesta terça-feira (27), onde fez uma consulta.

A defesa de Raul Freixes entrará com um pedido no Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, para que ele cumpra pena em regime domiciliar.

Condenação

A condenação foi determinada pelo juiz da 2ª Vara de Execução Penal, Albino Coimbra Neto. Pela pena estabelecida pela Justiça, Freixes pode sair de dia para trabalhar, mas deve retornar a noite para dormir na cadeia. O acusado foi preso pela Polícia Civil, na manhã do último domingo (25), em sua casa em Campo Grande.

Freixes foi condenado por desviar dinheiro público enquanto ocupava o cargo de prefeito em Aquidauana – distante a 143 km de Campo Grande. O MPE (Ministério Público Estadual) moveu ação penal contra ele e outros ex-servidores devido a uma retirada de R$ 61 mil dos cofres municipais.

Ele foi condenado a quatro anos e oito meses de prisão, além da inabilitação por cinco anos para o exercício de cargo ou função pública. A ficha de Freixes conta com outras condenações judiciais. Em 2008, o ex-prefeito também foi condenado por simular pagamento a uma empreiteira no valor de R$ 100 mil, poucos dias antes de deixar a cargo na prefeitura.

Foto: Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

SOS Mata Atlântica alerta: queda no desmatamento ainda é insuficiente

O desmatamento no bioma da Mata Atlântica caiu 14% em 2024, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (12) pela Fundação SOS Mata Atlântica. Apesar da...

Filha de casal morto em acidente na BR 262 em Três Lagoas será transferida para Campo Grande

B.G.A.A, de 18 anos permanece entubada e em estado grave após colisão que matou seus pais, Cláudia Moraes e Edson Nunes na noite deste domingo, 11.

HRMS promove roda de conversa sobre amamentação e doação de leite humano

Em alusão ao Dia Mundial da Doação de Leite Humano, comemorado em 19 de maio, o Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS)...