22.9 C
Três Lagoas
sábado, 18 de maio, 2024

Após as 400 demissões Saúde Pública de Três Lagoas entra em colapso e farmácias da Rede podem baixar as portas

19/02/2015 – Atualizado em 19/02/2015

De um lado a população sofre com a falta de medicamentos, de outro, servidores de desdobram para compensar as demissões num setor tão problemático como o da Saúde. O presidente do Conselho Municipal de Saúde alerta – as farmácias públicas poderão baixar as portas.

Por: Érika Moreira

As consequências das 400 demissões começam a aparecer e transformar setores já tão problemáticos, como do da Saúde Pública, num verdadeiro caos em Três Lagoas (MS). A equipe de reportagem da Rádio Caçula esteve na manhã desta quinta-feira (19), na farmácia do Centro de Especialidades Mèdicas (CEM) e se deparou o ambiente caótico acima citado. De três cidadãos que foram ao local buscar medicamentos controlados, dois deles voltaram de mãos vazias. Segundo informações de uma servidora que não quis se identificar o quadro de servidores da farmácia foi reduzido em 50%. Hoje há apenas uma servidora por turno. Conforme exposto

A falta de remédios atinge até os para doenças consideradas mais comuns entre a população. “Faz dois meses que venho até aqui para buscar os remédios de minha esposa para diabetes, hipertensão e colesterol. Mas toda vez volto de mãos abanando. A resposta é sempre a mesma – estamos em falta”, conta o aposentado Walmir Alves da Silva.

Outro morador, que preferiu não se identificar, afirma que também faz dois meses que os remédios para a neta, que faz tratamento contra obesidade, não chegam. “Todo mês comparecemos em busca da medicação, mas a resposta é a mesma. Não tem e não há previsão de chegada”, reclama o cidadão.

Segundo o aposentado Walmir os gastos públicos que deveriam ser destinados a melhoria da saúde estão sendo empregados em festas municipais. “ Ouço rádio todo dia e escuto a Prefeita afirmar que a saúde vai bem, mas isso é mentira. Ela gasta o dinheiro em festas e esquece daqueles que necessitam do Sistema Municipal de Saúde”, finaliza o desabafo.

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Edson Aparecido de Queiroz, medidas drásticas serão tomadas em busca de sanar os inúmeros problemas que o setor de saúde vem enfrentando em Três Lagoas e a perigo eminente de que todas as farmácias públicas sejam desativadas.

“O Conselho achava que era parceiro do Poder Público Municipal, mas ao invés disso estávamos sendo palhaços. Sem dúvidas, o Conselho irá entrar com denúncias no Ministério Público Federal para que este tome as devidas providências. Afinal é dinheiro do Governo Federal, destinado à Saúde, que está indo pro ralo. Se não corrermos e buscarmos a Justiça, todas as nossas farmácias da Rede Pública serão fechadas”.

Queiroz ainda denuncia que a secretária de saúde, Elaine Brilhante, o título de gestora da saúde pública não passa de uma folha de papel publicada. “A Brilhante recebeu o título, mas quem manda é a prefeita, Márcia Moura, ou seu manda-chuva, o Fernando Pereira, secretário municipal de finanças e controle. Até para trocar uma tomada tem que pedir pro Fernando”.

Ainda segundo o presidente do Conselho, a única causa do caos na saúde instalado em Três Lagoas é a má administração. “Não falta dinheiro. Falta competência em administrar o Sistema Público. Eu nunca vi falar em demitir pessoas de setores que já carecem de servidores. Quando o administrador não sabe governar, primeiro ela faz o que lhe vem na cabeça, depois se arrepende”.

Queiroz finaliza com a triste afirmação – A Saúde Pública de Três Lagoas só não está na UTI porque os 10 leitos existentes no Hospital Auxiliadora estão ocupados.

Logo cedo a população formava longas filas para tentar buscar remédios no CEM

Em muitos casos, após a longa espera, a população retorna para casa de mãos vazias devido a falta dos medicamentos

Para o Presidente do Conselho Municipal de Saúde o setor só não está na UTI porque esta não há vagas no Município

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Incêndio atinge reserva florestal da CESP e da Cascalheira em Três Lagoas

Duas equipes foram acionadas, em um trabalho que durou por mais de 8h.

“Tardezinha no Balneário” com praça de alimentação e vários shows será neste domingo

Neste domingo, 19 de maio, acontecerá o retorno do “Tardezinha no Balneário”, um evento gratuito organizado pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Sábado pode chegar aos 34°C com sol e variação de nebulosidade em Três Lagoas

Nas regiões sudoeste, sul e em uma parte do leste de MS podem ocorrer pancadas de chuvas e tempestades isoladas.