24.7 C
Três Lagoas
quinta-feira, 3 de julho, 2025

Após antecipação das 2ª doses de vacinas, SES volta atrás e decide por intervalo maior

Há meses a secretaria estadual de Saúde (SES) orientava aos 79 municípios de Mato Grosso do Sul para adoção de um intervalo menor entre as aplicações da 1ª e 2ª doses das vacinas contra Covid. Porém, nesta quarta-feira (14), a pasta resolveu alinhar o discurso junto ao Ministério da Saúde e pedir para que as cidades prescrevam um intervalo maior entre as vacinações.

Em nota, a SES diz que irá seguir as recomendações apontadas pelo Plano Nacional de Imunização (PNI), que recomenda intervalo entre doses de 28 dias da vacina da CoronaVac, 12 semanas entre a primeira e segunda dose da AstraZeneca e 12 semanas entre as duas doses de Pfizer.

o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, havia explicado que a antecipação das segundas doses (D2) AstraZeneca começou no início de maio, deste ano. Já a D2 da CoronaVac vem sendo prescrita de forma prévia desde os primeiros dias de junho. A antecipação da D2 da Pfizer iniciou mais tarde, no final de junho, também de 2021.

Na época, Resende apontou que a prescrição mais breve das segundas doses respeitavam as bulas de cada uma das farmacêuticas. O intervalo entre uma dose e outra da CoronaVac era de 15 dias, da AstraZeneca, 60, e da Pfizer, 60 também.

Diante do novo cenário, onde as aplicações das segundas doses serão postergadas (tempo máximo), a SES disse que “mantém diálogo constante com o Ministério da Saúde em relação às estratégias adotadas no plano de imunização contra Covid”.

Em nota a secretaria detalha sobre a mudança de estratégia: “o Programa Nacional de Imunização orientou que intervalos maiores entre as doses oferecem respostas imunes mais robustas após a segunda dose, o que, em princípio, pode se traduzir, inclusive, em respostas protetoras mais duradouras”.

Mato Grosso do Sul já aplicou 2.049.057 doses, sendo 1.262.561 com a primeira dose, mais de 570 mil com a segunda e ultrapassa as 213 mil doses da Janssen administradas.

Fonte: G1 Mato Grosso do Sul

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Três Lagoas garante verba do Mercosul; US$ 16 milhões será dividido com outro município

Município será beneficiado com financiamento não reembolsável do Focem, assinado em cerimônia com presença de Lula na Argentina Três Lagoas foi incluída entre os municípios...

Três Lagoas desperta interesse internacional com modelo de desenvolvimento industrial

Comitiva liderada por representante da ONU, visita o município para conhecer estratégias de expansão econômica e implantação do polo de celulose Na manhã desta quarta-feira...

Motociclista sofre fraturas após sair repentinamente de residência e ser atingido por carro

Acidente mobiliza Corpo de Bombeiros e interdita via movimentada de Três Lagoas no início da noite desta quarta-feira.