34.6 C
Três Lagoas
domingo, 27 de julho, 2025

Após 2013 ‘fraco’, trabalhadores pedem mais vagas

03/05/2014 – Atualizado em 03/05/2014

Por: Correio do Estado

“Espero começar o mês de maio com o pé direito, trabalhando”. Assim, com um sorriso, Luana Pereira de Lima Grolli, de 26 anos, resume a esperança de centenas de trabalhadores que procuram diariamente o serviço de intermediação de mão-de-obra da Fundação Social do Trabalho (Funsat), em Campo Grande, em busca de inserção no mercado de trabalho. Somente no primeiro trimestre deste ano, o serviço encaminhou 6.255 profissionais para vagas de emprego e, destes, 434 conseguiram colocação.

A maior oferta de vagas (42,4%), assim como o índice de colocação de profissionais (47,4%), está no segmento de serviços, seguido pelo de comércio (responsável respectivamente por 35,3% das vagas oferecidas e 30,1% das preenchidas). É justamente em um desses dois setores que Luana espera conseguir uma colocação. Para isso, procurou a Funsat ontem, véspera do Dia Mundial do Trabalho. “Procuro qualquer vaga, na mesma área, vendas ou o que aparecer”, comentou.

O último emprego da jovem foi como operadora de caixa, mas a funcionária foi dispensada quando ainda estava em período de experiência, há um mês. Casada, com dois filhos e completando o ensino médio no período noturno, agora ela luta para voltar ao mercado de trabalho, já que as contas de casa não esperam. “Comecei a trabalhar com 24 anos, já tenho experiência como operadora de caixa em dois supermercados. Estou na espera de conseguir alguma coisa em breve, já entreguei currículo em três locais”, disse Luana, que é moradora do Bairro Santa Luzia.

A mesma disposição de trabalhar tem Gilson Wagner de Mesquita, 34 anos, morador do Bairro São Francisco. Operário de uma fábrica de malhas da Capital por seis anos, ele saiu da empresa no fim do ano passado e findo o prazo do seguro-desemprego, está atrás de outra oportunidade de trabalho. “O que vier, estou pegando”, destacou.

Depois de receber atendimento pela manhã, o trabalhador saiu da Funsat com uma carta de apresentação e planos de comparecer à empresa que abriu vaga para linha de produção após o almoço. “Se aparecer serviço no feriado mesmo, para mim não tem problema”, garantiu.

O segmento no qual Gilson tem experiência, o da indústria, é o segundo em menor quantidade de vagas oferecidas — neste ano foram 436 vagas abertas, atrás apenas do segmento financeiro, com 66 vagas. Já no quesito colocação, foi o terceiro ramo de atividade com mais colocações no mercado de trabalho (52), superando a agropecuária e atrás somente de serviços e comércio.

Intermediação

De acordo com o supervisor da agência da Funsat, Luís Otávio Mongelli, o papel do serviço é intermediar o encaminhamento do trabalhador para o mercado de trabalho, o que se faz a partir da captação de vagas, feita por telefone, e-mail ou de forma presencial; cadastramento do candidato — e nessa etapa, a apresentação da carteira de trabalho e documentos pessoais são imprescindíveis —, cruzamento de dados com as vagas disponíveis e o encaminhamento do candidato para a empresa.

Além de atuar no cadastro de vagas e trabalhadores, a Funsat também atua na emissão de carteira de trabalho, habilitação para seguro-desemprego, concessão de linha de crédito para microeempreendedores e qualificação profissional. A média de atendimentos gira em torno de 100 por dia, com pico de 300 atendimentos em dias de maior movimento.

Data

A Força Sindical realiza hoje, a partir das 14h, uma festa em comemoração ao Dia do Trabalhador, com sorteios de prêmios e shows musicais no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande. Pela manhã, acontece também o tradicional passeio ciclístico com estimativa de cinco mil participantes.

No Parque das Nações, além do sorteio de três motos e dezenas de bicicletas, haverá ainda um felizardo que voltará para casa com um carro HB20, zero quilômetro.

A animação da festa do trabalhador fica pro conta das duplas Gilson & Junior e Thiago & Graciano, além de outros artistas.

Foto: Correio do Estado

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Capacitação fortalece Defesa Civil de Três Lagoas em situações de emergência

Voluntários receberam treinamento prático em primeiros cuidados, com foco em atendimento eficaz durante eventos e ocorrências críticas A Prefeitura de Três Lagoas, por meio da...

Ovando destina R$ 18,6 milhões para reforçar saúde em MS

Verba federal contemplará mais de 30 municípios com melhorias em hospitais, equipamentos e serviços públicos de saúde O deputado federal Dr. Luiz Ovando (PP-MS) destinou...

Formação técnica abre portas para 238 novos profissionais de TI em MS

Programa Voucher Desenvolvedor já registra alunos contratados antes mesmo da formatura Com foco na empregabilidade e formação técnica gratuita, 238 alunos de cinco cidades de...