22.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 26 de abril, 2024

Apoiada pela Suzano e Sebrae, ACLAMS lança catálogo de peças inspiradas no Cerrado

Com mais de 100 peças confeccionadas em diferentes técnicas artesanais, coleção faz parte do projeto “Arte feita à mão”, iniciativa conjunta da Suzano, Sistema S e ACLAMS visando a valorização da cultura local e a geração de trabalho e renda na região.

TRÊS LAGOAS (MS) – Com o apoio do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) de MS e Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, a ACLAMS (Associação Costa Leste de Artesãos de Mato Grosso do Sul) lançará o catálogo “Arte feita à mão”, reunindo uma série de peças artesanais inspiradas na fauna e flora do bioma Cerrado.  A iniciativa faz parte do projeto desenvolvido por meio de uma parceria entre a Suzano, Sistema S e a associação com o objetivo de promover a valorização da cultura local e a geração de trabalho e renda entre artesãs e artesãos da região Leste do Estado.

Repleta de capivaras, tuiuiús, jacarés, araras e outros animais da fauna de MS, a coleção reúne mais de 100 modelos de peças produzidas pela ACLAMS utilizando diferentes técnicas artesanais, que vão desde bordados, crochês à madeira, cimento e metal. Todas as peças presentes no catálogo são assinadas pelas respectivas artesãs e artesãos responsáveis pelas técnicas, totalizando 26 profissionais participantes. Para o lançamento, foram confeccionados catálogos para serem entregues a convidados e representantes do setor público, privado e do terceiro setor.

“O lançamento deste catálogo marca o início de uma nova, e importante, etapa para artesãos e artesãs da região Leste de MS. Ele é o resultado de um trabalho iniciado há um ano visando o fortalecimento da identidade cultural da região – por isso, o bioma Cerrado, com toda a sua riqueza, foi escolhido como inspiração para a coleção –, do qual a Suzano tem orgulho de fazer parte ao lado do Sebrae. Também estamos colaborando com a geração de renda para diversas famílias, o que vem ao encontro das Metas de Longo Prazo da Suzano para a redução de desigualdades sociais, ou seja, é um projeto em que todos só tem a ganhar: artesãos e artesãs, o turismo regional e a sociedade em geral”, ressalta Israel Batista Gabriel, coordenador de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul.

A importância do lançamento do catálogo para a cultura regional e para a geração de renda também foi destacada por Josi Signori, gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS. “A iniciativa tem como objetivo trazer novas oportunidades profissionais e geração de renda aos artesãos, bem como valorizar a cultura local. Por meio do projeto, estamos fortalecendo a produção artesanal que está presente em nosso território e o reconhecimento dela como uma expressão importante da identidade local. Além disso, essa atividade econômica é extremamente relevante para a movimentação da economia, gerando inúmeras ocupações, seja na produção, seja na comercialização de produtos e estando fortemente articulada com o turismo local”, completa Signori.

Desenvolvimento do Artesanato e Geração de Renda

Para a presidente da ACLAMS, Aline Araújo, o projeto Desenvolvimento do Artesanato e Geração de Renda vem contribuindo para suprir uma carência sentida pela categoria há algum tempo: encontrar a essência da identidade cultural da região. “O projeto é de suma importância para a categoria, uma vez que sentimos, há muito tempo, a falta de uma identidade cultural três-lagoense nos trabalhos produzidos. A consultoria com uma pessoa de renome no setor traz relevância e grandes oportunidades. Além disso, tudo organizado e sistematizado em um catálogo mostra a coerência artística e comercial do projeto”, destaca.

A expectativa da associação é que, com o lançamento do catálogo, artesãos e artesãs ganhem novos mercados consumidores. “Já obtivemos resultados positivos tanto em vendas feitas em eventos, quanto na Casa do Artesão. Sabemos que demanda tempo para consolidar e ainda há caminho a percorrer. No entanto, sentimos que a exposição tem sido positiva e oferecido muitas expectativas futuras”, completa Araújo.

O projeto desenvolvido por meio da parceria entre Suzano, Sebrae e ACLAMS teve início em 2021 e contou com uma série de oficinas dirigidas pelo designer Renato Imbroisi, consultor com 35 anos de atuação no setor de artesanato no Brasil e em outros países. Além das oficinas sobre técnicas de artesanato, artesãs e artesãos também participaram de capacitações sobre gestão de negócios, mercado consumidor, associativismo, entre outros.

Ao todo, a ACLAMS conta com 63 associados de Três Lagoas e região. No catálogo, também há peças produzidas por profissionais da Associação dos Artesãos Mãos Unidas, do município de Paranaíba.

Lançamento do catálogo

O lançamento do catálogo com a coleção “Arte feita à mão” será realizado na próxima quinta-feira (7/7), durante a reinauguração da Casa do Artesão, que, recentemente, passou a ser gerida pela ACLAMS. O evento será aberto ao público a partir das 19h30 com diversas atrações, entre elas a apresentação da cantora Alba.

radioCacula/interna/m_middle_336x280_3

Sobre a Suzano

A Suzano é referência global no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras, de origem renovável, e tem como propósito renovar a vida a partir da árvore. Maior fabricante de celulose de eucalipto do mundo e uma das maiores produtoras de papéis da América Latina, atende mais de 2 bilhões de pessoas a partir de 11 fábricas em operação no Brasil, além da joint operation Veracel. Com 98 anos de história e uma capacidade instalada de 10,9 milhões de toneladas de celulose de mercado e 1,4 milhão de toneladas de papéis por ano, exporta para mais de 100 países. Tem sua atuação pautada na Inovabilidade – Inovação a serviço da Sustentabilidade – e nos mais elevados níveis de práticas socioambientais e de Governança Corporativa, com ações negociadas nas bolsas do Brasil e dos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: www.suzano.com.br

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Gestante passa mal após carro em que estava sofrer colisão no Vila Maria

Devido ao risco pela gravidez, foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros à unidade de saúde.

Criança de 11 anos é atingida por carro enquanto voltava da escola no Centro

Jovem seguia de bicicleta pela contramão quando foi atingida pelo veículo.

Na mesma avenida, dois acidentes acontecem em menos de cinco minutos

Vítimas foram socorridas pelo SAMU e pelo Corpo de Bombeiros na Av. Antônio Trajano.