23 C
Três Lagoas
sábado, 15 de novembro, 2025

Apesar de raro, câncer de mama também pode afetar homens

03/10/2017 09h22

Por ser pouco conhecido, a maioria dos casos são identificados em estágio avançado

Por: Site Tua Saúde

Embora seja mais frequente em mulheres, o câncer de mama também pode afetar os homens, pois se desenvolve em células que também estão presentes nos mamilos masculinos. Ele é mais comum em homens com idades entre os 50 e 65 anos, assim como em homens que tenham casos de câncer de mama na família.

Os sintomas e o tratamento são semelhantes ao câncer de mama nas mulheres e, por isso, há maiores chances de cura quando o câncer é descoberto precocemente.

Sintomas

Os sintomas do câncer da mama masculino incluem nódulo indolor que pode provocar coceira, ferida que não cicatriza, pele enrugada ou ondulada, saída de sangue ou líquido pelo mamilo, mamilo virado para dentro, vermelhidão ou descamação da pele da mama ou mamilo, alterações do volume da mama, inchaço das ínguas na axila.

A maior parte dos casos de câncer de mama não apresentam sintomas fáceis de identificar e, por isso, homens com casos de câncer de mama na família deve alertar o clínico geral para fazer exames regulares após os 50 anos para diagnosticar alterações que possam indicar câncer.

O diagnóstico do câncer de mama no homem normalmente deve ser feito em um mastologista através de exames como ultrassom da mama ou biópsia.

Tratamento

O tratamento para o câncer da mama masculino varia de acordo com grau de desenvolvimento da doença, mas geralmente é iniciado com uma cirurgia para retirar todo o tecido afetado, assim como as ínguas inflamadas.

Quando o câncer está muito desenvolvido, pode não ser possível remover todas as células cancerígenas e, por isso, pode ser ainda necessário fazer outros tratamentos como quimioterapia, radioterapia ou terapia hormonal, por exemplo.

O uso de anabolizantes ou estrogênios aumentam a possibilidade de desenvolver câncer de mama. Outros fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de mama podem ser a radiação, cirrose, alcoolismo.

(Foto: Ilustrativa)

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Caixa Encantada: SES arrecada centenas de brinquedos e reforça corrente de solidariedade no Estado

Campanha reúne diversas secretarias e mobiliza servidores em uma ação solidária que celebra o Natal com empatia e compromisso social

Em parceria com a SES, Bioparque Pantanal realiza “Dia D” de combate à dengue

A educação ambiental tem papel fundamental nesse contexto, atuando como uma ferramenta essencial para a formação de uma consciência coletiva sobre os impactos das nossas ações no meio ambiente e, consequentemente, na saúde pública.

MS leva ‘visão de futuro’ até a COP30 e apresenta trabalho referência em sustentabilidade e desenvolvimento

O governador Eduardo Riedel participa, junto aos secretários titular e adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento, respectivamente Jaime Verruck e Artur Falcette, de inúmeras agendas na capital paranense.