11/12/2013 – Atualizado em 11/12/2013
Passados quase 03 três anos da publicação, a página ainda não oferece dados à população sobre os gastos do Poder Executivo
Por: Marco Campos
A administração pública da cidade de Três Lagoas está entre as 79 prefeituras de Mato Grosso do Sul que não possui o Portal de Transparência.
A informação foi divulgada nesta semana pela chefe da CGU/MS (Controladoria-Geral da União em Mato Grosso do Sul), Janaina Gonçalves Teodoro de Faria.
Para Janaina, a transparência é o principal instrumento de controle da sociedade contra a corrupção. “A Lei da Transparência é para o cidadão saber aonde vai o dinheiro público. Ela veio para dar poder ao cidadão, para ele cobrar o governante”, disse.
Faltam aos Portais da Transparência, segundo ela, a publicação de todos os empenhos e licitações, inclusive os motivos de cada processo licitatório, entre outros.
Janaina declarou também que a transparência dificulta e inibe a corrupção. Na avaliação da chefe da CGU/MS, o combate à corrupção passa pelo trabalho conjunto das entidades de fiscalização e controle. “A corrupção é algo que não se combate sozinho. Veja só a operação Sangue Frio, ela contou com a Polícia Federal, o Ministério Público, cada um fazendo a sua parte”, disse.
Ela explicou ainda que a CGU não possua nenhum levantamento de quanto já foi desviado dos cofres públicos por conta da corrupção, mas que o valor é muito elevado e poderia ter sido utilizado em obras e serviços para a população.
Leia e acesse o Link:
http://www.treslagoas.ms.gov.br/noticia/tres-lagoas-ja-tem-portal-de-transparencia/5302/
A Lei da Transparência obriga União, estados e municípios a divulgar seus gastos na internet, em tempo real.
PUBLICOU NA IMPRENSA, MAS SERVIÇO NÃO É DISPONIBILIZADO AO CIDADÃO
No dia 27 de Maio de 2011, o site oficial da Prefeitura Municipal de Três Lagoas divulgou a toda a imprensa três-lagoense a disponibilidade dos serviços ao cidadão que poderiam ser requisitados via internet na página da prefeitura através de um banner do Portal da Transparência.
Passados quase 03 três anos da publicação, a página ainda não oferece dados à população sobre os gastos do Poder Executivo.
Em sua página, o governo de Márcia Moura disponibiliza o Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) que não detalha as contas e gastos da atual gestão.
Acesse e veja o Link:
http://sic.treslagoas.ms.gov.br/sicweb/faq.php


