22.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 27 de março, 2026

Apenas 20 das 79 cidades do Estado têm bombeiros

04/05/2014 – Atualizado em 04/05/2014

Apenas 20 das 79 cidades de MS têm bombeiros

Por: Correio do Estado

Estudo apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados ontem, revela que dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul, 20 contam com unidades do Corpo de Bombeiros. Ou seja, se ocorrer eventuais desastres de grande dimensão em 50 cidades do Estado, acionar o socorro vai exigir dos militares deslocamentos por até 100 quilômetros.

O número revelado é parte do Perfil dos Municípios Brasileiros, o Munic 2013, que aponta outros dados negativos do Estado, ligados, por exemplo, a cuidados com o meio ambiente e áreas de riscos de desastres decorrentes de enchentes ou inundações graduais, enxurradas ou inundações bruscas, nas áreas urbanas.

Quanto a questão do Corpo de Bombeiros, o comandante-geral da corporação em MS, coronel Ociel Ortiz contestou a pesquisa do IBGE e disse que se comparado o número de unidades daqui com outras regiões do país, “a situação não está tão ruim assim”.

O coronel afirmou que existem instaladas e funcionando 23 unidades de bombeiros, não 20 como afirma o IBGE. “E até dezembro deste ano, vamos implantar mais duas unidades, uma em Sidrolândia, outra e Costa Rica”, disse. Ele sustentou ainda que construir uma unidade de bombeiros custa em torno de R$ 5 milhões.

Ainda segundo o Munic 2013, dos 79 municípios sul-mato-grossenses apenas sete dispõem de “mecanismos de controle e fiscalização para evitar ocupação em áreas sucetíveis aos desastres”.
A pesquisa revela também que nos últimos cinco anos, 29 cidades de MS foram atingidas por alagamento e processo erosivo acelerado. Os casos, diz o estudo, ocorreram nas áreas urbanas.

Mulheres

A pesquisa Munic 2013 detalha ainda o número de municípios que oferecem casa-abrigo para atendimento a mulheres vítimas de violência.

Note que MS não saiu-se bem nessa questão: dos 79 municípios, apenas um oferta o serviço.
De acordo com o IBGE, 78 cidades de MS, além não construir a casa-abrigo nem sequer oferece atendimento psicológico às vítimas.

Divulgação

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Polícia Civil prende homem por violência doméstica e tráfico de drogas

Suspeito tentou fugir pelo telhado e foi flagrado com entorpecentes, balanças e celular da vítima A Polícia Civil, por meio da Delegacia de Atendimento à...

Trator de empresa de Três Lagoas se envolve em acidente fatal na zona rural entre Paranaíba e Cassilândia

Equipamento despencou em ribanceira, onde operador foi encontrado sem vida após operação de resgate em área de difícil acesso.

Túnel da antiga NOB é reaberto e resgata memória histórica de Três Lagoas

Espaço simbólico volta a funcionar como passagem e patrimônio cultural, ligando passado e presente da cidade.