27.6 C
Três Lagoas
sexta-feira, 8 de agosto, 2025

Aos 72 anos, morre Castelo, famoso cantor de chamamé do MS

O músico parte deixando um legado importante para a música brasileira.

CORREIO DO ESTADO – Neste domingo (09), o cantor de Chamamé Antonio Rodrigues de Queiroz, conhecido como Castelo, morreu aos 72 anos. O motivo da morte ainda não foi divulgado pela família, o que se sabe é que ele estava internado no Hospital Regional de Campo Grande e que passaria por uma cirurgia cardíaca.

Castelo parte deixando um legado importante para a música brasileira, fazendo sucesso com o Chamamé sul-mato-grossense. Ele nasceu em 12 de Maio de 1951 na cidade de Três Lagoas. Iniciou sua carreira nos anos de 1964 e 1965. Em 1966, formou dupla com Durvalino de Souza “in memorian”. 

Também fez parte do Trio Serenata, de onde surgiu a primeira gravação em disco vinil. Daí em diante, surgiram os convites de gravadoras renomadas, entre elas: Chantecler; RGE; Emi Odeon e outras.  Posteriormente, ele formou a dupla Castelo & Mannsão, conhecida como “A Dupla Que Canta Assobiando e Assobia Cantando”. 

Essa dupla ficou conhecida no Brasil inteiro devido ao grande sucesso da composição de sua autoria: “Garça Branca”, levando-os a participações nos programas realizados pela TV Cultura de SP (Viola, Minha Viola). Castelo e sua dupla fizeram vários shows pelo Brasil e exterior.  Na década de 90, ele fundou o “Grupo Pantanal” , composto por Castelo, Mansão, Joãozinho, Aldo e Germano. Anos depois, em 2000, fundou o “Grupo Carandá”.

Castelo será velado na Câmara Municipal de Campo Grande, a partir das 12h, nesta segunda-feira (10). O sepultamento está previsto para acontecer às 8 horas da terça-feira (11), no Cemitério Jardim das Palmeiras. 

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

MPMS divulga resultado da avaliação psicotécnica de concurso marcado por reprovação em massa

Após 100% de reprovação na prova escrita, apenas 9 dos 11 candidatos que avançaram em recurso seguem na disputa por vaga de promotor substituto

Duas crianças morrem por picada de escorpião em Mato Grosso do Sul em menos de uma semana

Mato Grosso do Sul registrou duas mortes de crianças por picada de escorpião somente nesta primeira semana de agosto. Ambas tinham 8 anos e...

Lula sanciona projeto do licenciamento ambiental com vetos para proteger meio ambiente

Presidente barra trechos que flexibilizavam regras e envia novas propostas para equilibrar desenvolvimento e responsabilidade ambiental O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta...