Todos os lotes dos produtos da marca Morello devem ser recolhidos e descartados por risco à saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão imediata da fabricação, comercialização, propaganda e uso de glitters e folhas de ouro utilizados na decoração culinária da marca Morello. A decisão foi motivada pela identificação de polímeros plásticos na composição dos produtos, substâncias que não são autorizadas para uso em alimentos no Brasil.
A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (16), por meio de resolução assinada pela Gerência-Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária da Anvisa. A determinação abrange todos os lotes dos produtos classificados como “pó/brilho para decoração”, em todas as cores, além das folhas de ouro da mesma marca.
De acordo com a Anvisa, análises comprovaram a presença de substâncias não permitidas pela legislação sanitária de alimentos. A ingestão de materiais plásticos é proibida no país, o que motivou a adoção de medidas rigorosas para proteção da saúde dos consumidores.
Os itens são fabricados pela empresa 3JG Indústria e Comércio de Artigos para Confeitagem Ltda. Com a resolução, os produtos não podem mais ser produzidos ou comercializados, e todos os lotes devem ser recolhidos do mercado. Confeitarias, estabelecimentos comerciais e consumidores que possuam os itens devem realizar o descarte adequado ou devolução conforme orientações sanitárias.
A Anvisa reforça que ações como essa fazem parte do monitoramento contínuo de produtos alimentícios e visam garantir a segurança dos alimentos consumidos pela população.
Com informações Campo Grande News


