27.2 C
Três Lagoas
terça-feira, 23 de dezembro, 2025

Anvisa proíbe venda do adoçante alulose no Brasil

Produto não possui histórico de consumo no país nem autorização sanitária para comercialização

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a venda, a distribuição, a propaganda e o uso do adoçante alulose em todo o território nacional. A medida atinge todos os lotes do produto comercializado pela empresa Sainte Marie Importação e Exportação.

Segundo a Anvisa, a alulose não é autorizada para uso como adoçante ou ingrediente alimentar no Brasil, pois não integra a lista de substâncias permitidas pela agência reguladora. O ingrediente é classificado como alimento novo, categoria aplicada a produtos que não possuem histórico de consumo no país.

De acordo com a legislação sanitária, alimentos e ingredientes enquadrados como novos só podem ser comercializados após avaliação prévia da Anvisa. Para isso, a empresa interessada deve apresentar documentação técnico-científica que comprove a segurança do produto para consumo humano.

A análise considera se o processo de fabricação pode resultar na presença de substâncias nocivas à saúde e se a indicação de consumo respeita os limites considerados seguros. Como essas exigências não foram atendidas, a agência determinou a retirada imediata do produto do mercado nacional.

A decisão visa proteger a saúde dos consumidores e reforça a necessidade de cumprimento das normas sanitárias para a comercialização de alimentos e ingredientes no país.

com informações Campo Grande News

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

CDP de Nova Independência promove 5ª Jornada da Cidadania, Trabalho e Renda

Evento reforça ações de qualificação profissional, inclusão social e preparação para o pós-reclusão O Centro de Detenção Provisória de Nova Independência realizou, em outubro de...

Dengue avança em MS e Três Lagoas registra óbito pela doença

Estado soma mais de 8,4 mil casos confirmados em 2025, segundo boletim epidemiológico Mato Grosso do Sul contabiliza 8.430 casos confirmados de dengue em 2025,...

SED publica lista de aprovados em prova objetiva para professor temporário da REE/MS

Mais de 27 mil candidatos avançam para as próximas fases do processo seletivo estadual A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul...