24 C
Três Lagoas
sábado, 20 de dezembro, 2025

Anvisa autoriza estudo para nova vacina contra a covid-19

Imunizante é desenvolvido pela CT Vacinas da UFMG

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou hoje (3) a autorização para a condução de um ensaio clínico que terá como produto investigacional a SpiN-Tec, uma candidata à vacina para covid-19. A SpiN-Tec é uma proteína quimérica recombinante que utiliza a proteína SpiN, desenvolvida pelo Centro de pesquisa e produção de vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (CT Vacinas da UFMG).

Foram analisados os dados das etapas anteriores de desenvolvimento dos produtos, incluindo estudos não clínicos in vitro e em animais, bem como dados preliminares de estudos clínicos em andamento. Os resultados obtidos, até o momento, demonstraram um perfil de segurança aceitável da vacina candidata.

Segundo a Anvisa, trata-se de ensaios clínico em que o produto investigacional será utilizado pela primeira vez em humanos. O ensaio terá duas partes: “Um ensaio clínico, de fase 1, de dose escalonada para verificar segurança e reatogenicidade do produto investigacional; e outro ensaio clínico, de fase 2, para estudo de segurança e imunogenicidade da SpiN-Tec”.

“O ensaio clínico incluirá participantes saudáveis de ambos os sexos, com idade entre 18 e 85 anos, que completaram o esquema vacinal primário com a Coronavac ou Covishield (Astrazeneca/Oxford), e que receberam uma ou duas doses de reforço com a Covishield ou Comirnaty (Pfizer) há pelo menos seis meses”, informou a Anvisa.

O estudo será financiado pela UFMG, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e prefeitura de Belo Horizonte.

Fonte: Agência Brasil

Deu na Rádio Caçula? Fique sabendo na hora!
Siga nos no Google Notícias (clique aqui).
Quer falar com a gente? Estamos no Whatsapp (clique aqui) também.

Veja também

Sol, calor e chance de chuva marcam o sábado em Três Lagoas

Condição típica de verão deve trazer tempo abafado e possibilidade de pancadas isoladas de chuva, com risco de tempestades em algumas regiões do Estado.

Rede Estadual conclui ano letivo e define retorno das aulas

Estudantes da REE voltam às escolas no dia 9 de fevereiro de 2026 As escolas da Rede Estadual de Ensino finalizaram nesta sexta-feira, 19 de...

Procon/MS identifica variação de preços em itens da ceia

Pesquisa aponta diferenças que chegam a 220% em produtos de Natal e Ano Novo em Campo Grande Pesquisa realizada pelo Procon Mato Grosso do Sul...